Calendário Encceja 2024: datas, regras e como se inscrever

Confira nosso guia completo e prepare-se para o exame

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024 figura como uma grande oportunidade para indivíduos que desejam concluir o ensino fundamental ou médio. A prova, organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), é destinada para jovens e adultos que ainda não concluíram essas etapas educacionais na idade esperada.

Se você deseja participar do Encceja 2024, está no lugar certo. Nesta matéria, vamos explorar todas as informações sobre o exame, como inscrições, datas, elegibilidade e estrutura das provas. Portanto, siga a leitura até o fim e fique por dentro de todos os detalhes.

Encceja 2024: guia completo

Neste ano, o exame continua sendo uma ponte para aqueles que almejam concluir a educação básica, isso porque o Encceja serve para certificar pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir o ensino fundamental ou médio. Com o certificado em mãos, você tem a mesma certificação de quem concluiu a etapa na escola regular.

  • 1. Inscrição e datas importantes

Para participar do Encceja 2024, é de suma importância estar atento ao período de inscrição, que ocorre exclusivamente online, por meio do portal oficial do INEP. Neste ano, as inscrições estarão abertas de 29 de abril a 10 de maio, período este que também é válido para solicitações de atendimento especializado e tratamento pelo nome social.

Além disso, há um espaço para justificar ausências em edições passadas, fundamental para quem deseja se inscrever novamente sem precisar arcar com a taxa de inscrição fixada para realização do exame.

  • 2. Quem pode participar?

O Encceja, como destacado anteriormente, é destinado para brasileiros que não completaram seus estudos na idade apropriada, com a exigência de idade mínima de 15 anos para o ensino fundamental e 18 para o ensino médio no dia do exame.

  • 3. Detalhes sobre as provas

No dia 25 de agosto deste ano, os candidatos realizarão provas que abrangem desde ciências naturais e matemática até linguagens, códigos e suas tecnologias, dependendo do nível de ensino que desejam certificar. Para a certificação do ensino fundamental ou médio, é preciso alcançar, no mínimo 100 pontos em cada prova objetiva e uma pontuação mínima na prova de redação.

  • 4. Quando os resultados são divulgados?

O resultado do Encceja 2024 será divulgado no dia 23 de dezembro. Para obter o certificado de conclusão, além de ter que alcançar a pontuação mínima exigida, é recomendável uma preparação adequada, familiarizando-se com o formato das provas e os conteúdos presentes. Cabe mencionar que o certificado do Encceja é emitido pelas secretarias estaduais de educação ou institutos federais.

  • 5. Critérios de elegibilidade

Com tudo isso em mente, a seguir, confira os requisitos mínimos para fazer o Encceja e prepare-se para o desafio. Confira:

  • Ter a idade mínima de 15 anos completos na data da prova para ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio;
  • Não ter diploma do nível que deseja obter;
  • Estar em situação regular com a justiça eleitoral;
  • Não ter participado do Encceja como treineiro em mais de duas edições.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.