Seu celular pode explodir se ele apresentar estes sinais perigosos

Saiba o que fazer para evitar problemas maiores e proteja-se contra possíveis explosões.

Certamente, em algum momento você já se perguntou o motivo pelo qual celulares explodem de repente, visto os inúmeros casos explanados na internet. Apesar das chances serem mínimas, o fenômeno alarmante é geralmente causado por problemas na bateria do smartphone.

Desde desgaste até defeitos de fabricação ou uso inadequado, diversos motivos podem estar por trás desses incidentes preocupantes e perigosos. Pensando nisso, nesta matéria, vamos explorar o universo dos celulares e lhe mostrar alguns sinais de que seu aparelho pode estar em risco, bem como dicas valiosas para evitar que uma explosão aconteça.

Entendendo os perigos

O “coração” dos celulares é a bateria, em especial as de Lítio-Íon, uma maravilha da tecnologia moderna que, infelizmente, não está livre de falhas. Separados por um eletrólito líquido, os polos opostos de energia podem causar problemas sérios se o componente for exposto a altas temperaturas ou sofrer danos físicos.

Esses incidentes podem levar à temida fuga térmica, isto é, quando o aumento excessivo de temperatura resulta na combustão do celular. No entanto, há uma boa notícia: as fabricantes estão constantemente aprimorando a segurança das baterias, tornando esses eventos cada vez mais raros.

Inclusive, já existem no mercado baterias de Polímero de Lítio, conhecidas por seu perfil de segurança superior, graças ao uso de eletrólitos em gel ou sólidos que minimizam os riscos de vazamentos e superaquecimento.

Atente-se a estes sinais

Para saber se o seu celular está correndo risco, é de suma importância prestar atenção nos seguintes sinais:

  • 1. Calor excessivo, especialmente durante o carregamento;
  • 2. Deformações na traseira ou na tela do aparelho;
  • 3. Vazamento de substâncias da bateria;
  • 4. Sons de estalos ou estouros vindos do dispositivo;
  • 5. Cheiro de plástico queimado.

Como é de se imaginar, esses indícios não devem ser ignorados em hipótese alguma. Portanto, ao primeiro sinal de problema, desligue o aparelho e leve-o a um técnico especializado, para que ele possa orientá-lo.

Previna-se de um desastre maior

Evitar que seu smartphone se transforme em uma bomba não requer tanto esforço, isso porque basta seguir algumas dicas bem simples. Confira:

  • 1. Prefira sempre carregadores originais ou certificados;
  • 2. Evite usar o celular enquanto carrega, principalmente se perceber aquecimento;
  • 3. Nunca deixe o celular carregando em superfícies inflamáveis ou coberto por objetos;
  • 4. Fuja de cabos danificados;
  • 5. Proteja a bateria com uma capinha adequada;
  • 6. Mantenha o celular longe de temperaturas extremas, sobretudo durante o carregamento.

Caso o pior já tenha acontecido

Se mesmo tomando todos os cuidados o seu celular começar a pegar fogo, é crucial saber como agir neste momento. O primeiro passo é proteger suas mãos, removendo o aparelho do perigo e desligando a energia elétrica (caso ele esteja conectado à tomada).

Na sequência, use um extintor de incêndio para combater as chamas e, acima de tudo, evite inalar os gases tóxicos liberados pela combustão. E, obviamente, em caso de emergência, não hesite em chamar o Corpo de Bombeiros para lhe ajudar a controlar a situação, visto que os profissionais saberão como agir de maneira adequada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.