38 mil vagas de emprego com carteira assinada são abertas em São Paulo

Em um panorama de recuperação econômica e geração de empregos no Brasil, o estado de São Paulo se destaca significativamente. Entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024, a unidade federativa registrou um impressionante saldo de 406 mil novos empregos com carteira assinada, correspondendo a 26% do total nacional. 

Segundo dados recentes da Fundação Seade, baseando-se no Caged, houve um acréscimo de 0,3% de empregos formais em São Paulo em janeiro de 2024 em relação ao mês anterior, representado pela criação de 38.000 novas vagas. Esta elevação é o resultado direto de 639 mil admissões contra 601 mil desligamentos no período, consolidando o estoque de emprego formal do estado em 13,9 milhões.

Motivo do crescimento do emprego em São Paulo

O governador Tarcísio de Freitas aponta a diversificação da economia paulista como um dos principais motores deste crescimento. De acordo com ele, os esforços do governo estadual em atrair investimentos e facilitar a vida dos empreendedores têm sido cruciais para esse resultado positivo. O setor de construção, por exemplo, viu um aumento de 2,5%, enquanto a indústria registrou um crescimento de 1%, e o setor de serviços, 0,2%.

Por outro lado, agricultura e comércio enfrentaram retrações, demonstrando que os desafios ainda persistem.

Setores que se destacaram na geração de empregos

No detalhamento por setor, os serviços se sobressaíram com a criação de vagas em educação, atividades profissionais, científicas, técnicas, saúde humana e serviços sociais. Este desempenho endossa a tendência de que os serviços continuem sendo um dos pilares da economia de São Paulo, refletindo a inovação e a adaptação às novas demandas do mercado de trabalho.

O saldo de empregos de São Paulo nos últimos 12 meses mostra um crescimento de 3%, próximo ao índice nacional de 3,5%. Porém, é notável que, sozinho, o estado respondeu por mais de um quarto dos empregos criados no país. Este resultado não somente sublinha a importância econômica de São Paulo, mas também projeta otimismo para a continuidade da recuperação econômica e geração de empregos no estado e no Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.