Está assustado com preço dos alimentos? Entenda aumento no valor

Nos últimos meses, os consumidores têm enfrentado um aumento significativo nos preços de diversos itens, especialmente no hortifrúti, o que tem gerado preocupação e reclamações generalizadas. Entre os produtos que mais têm chamado atenção pelos seus altos valores estão a batata, a cebola e a cenoura.

De acordo com dados recentemente divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esses legumes estão entre os principais que sofreram com o aumento em fevereiro.

Aumento dos alimentos

A inflação de alimentos registrou um aumento de 0,95% em fevereiro, impactando não apenas o hortifrúti, mas também outros produtos como o arroz e a manga. No caso do arroz, houve um aumento significativo de 30,7% nos últimos 12 meses, atingindo recordes nominais no segundo semestre de 2023.

Já a manga apresentou um aumento ainda mais expressivo, de 60% no mesmo período. Esse crescimento nos preços foi impulsionado pelo aumento das exportações da fruta para os Estados Unidos e União Europeia, devido à perda das safras no Peru e Equador. Como resultado, os produtores brasileiros intensificaram suas exportações para suprir a demanda externa.

Essa situação tem impactado diretamente o bolso dos consumidores, que se veem diante de um cenário de aumento constante nos preços dos alimentos básicos. As reclamações mais comuns entre os consumidores têm sido justamente em relação ao valor do hortifrúti, com destaque para a batata, cebola e cenoura.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.