Fim dos R$ 600 do Bolsa Família foi confirmado? Entenda redução

O corte acontece quando o beneficiário se enquadra em uma determinada regra; saiba qual é ela

Milhares de beneficiários do Bolsa Família foram pegos de surpresa ao perceberem que tiveram metade do seu benefício de março cortado. Devido a importância do repasse na vida dos segurados, visto que ele serve para sanar necessidades básicas como alimentação, saúde e educação, o corte pode ser extremamente prejudicial.

No entanto, apesar de parecer algo ruim em um primeiro momento, a medida trata-se de uma norma específica presente no programa de transferência de renda, que tem como objetivo ajudar certos beneficiários a saírem do ciclo da pobreza. Confira os detalhes sobre ela nas próximas linhas.

Bolsa Família: conheça a Regra de Proteção

A Regra de Proteção é acionada quando um beneficiário ultrapassa o limite da renda mensal por pessoa fixada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), pasta responsável pelo Bolsa Família. Ou seja, caso o titular consiga um emprego onde ganhe um salário mínimo, por exemplo, ao invés dele ser removido do programa, ele passa a receber apenas metade do que teria direito.

Cabe destacar que o beneficiário fica enquadrado na Regra de Proteção por até dois anos. Contudo, caso ele perca a renda adicional, ele volta a receber o recurso do Bolsa Família de forma integral, sem nenhum tipo de desconto ou interrupção repentina. Porém, para que isso aconteça, é de suma importância manter os dados passados ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) em dia.

Cronograma de repasses de março

Agora que você já sabe como funciona a Regra de Proteção, confira as datas de pagamentos do Bolsa Família para este mês de março. Lembrando que a ordem é baseada no último dígito do Número de Identificação Social (NIS) de cada segurado. Veja:

  • Beneficiários com NIS terminado em 1: depósito no dia 15 de março (pago);
  • Beneficiários com NIS terminado em 2: depósito no dia 18 de março (pago);
  • Beneficiários com NIS terminado em 3: depósito no dia 19 de março (pago);
  • Beneficiários com NIS terminado em 4: depósito no dia 20 de março (pago);
  • Beneficiários com NIS terminado em 5: depósito no dia 21 de março (pago);
  • Beneficiários com NIS terminado em 6: depósito no dia 22 de março (pago);
  • Beneficiários com NIS terminado em 7: depósito no dia 25 de março;
  • Beneficiários com NIS terminado em 8: depósito no dia 26 de março;
  • Beneficiários com NIS terminado em 9: depósito no dia 27 de março;
  • Beneficiários com NIS terminado em 0: depósito no dia 28 de março.

Cabe destacar que, diferentemente dos outros meses, em março os pagamentos foram levemente antecipados, uma vez que eles ocorrem nos últimos 10 dias úteis. Isso aconteceu devido à Sexta-Feira da Paixão, que será celebrada no dia 29 de março (sexta-feira). Outro ponto importante é que os recursos só são antecipados em dezembro, visto que o período é marcado pelas festividades de fim de ano como o Natal e o Réveillon, ou em cidades em que tiveram estado de emergência ou calamidade pública reconhecido pelo Governo Federal. Fora isso, os repasses continuam seguindo cronograma pré-estabelecido.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.