Não perca: inscrições para o Fies 2024 encerram nesta segunda-feira (18)

O Ministério da Educação tomou uma decisão esperada por muitos: a prorrogação do prazo de inscrição para o Fies do primeiro semestre deste ano. Agora, os estudantes têm até a meia-noite desta segunda-feira (18) para se inscreverem. Primeiramente, é fundamental compreender o que é o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O Fies se trata de um programa governamental que visa financiar, aos estudantes de baixa renda, a possibilidade de cursar um ensino superior em instituições privadas. Esta iniciativa é uma porta de entrada para muitos jovens que sonham em obter um diploma universitário, mas que se deparam com a barreira financeira.

Para se inscrever, os interessados devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior até antes da meia-noite desta segunda-feira (18), pelo horário de Brasília. A extensão do prazo foi uma luz no fim do túnel para quem deixou para a última hora ou enfrentou dificuldades técnicas nos últimos dias. Importante destacar que, nesta edição, participam 1.260 instituições privadas de educação superior, as quais disponibilizam 67 mil vagas para financiamento. Isso demonstra a abrangência e importância do programa para a educação brasileira. 

O programa tem um forte viés social. Metade das vagas é destinada ao Fies Social, atendendo pessoas com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa e que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Esse subsetor do programa permite financiar até 100% dos encargos educacionais, o que é uma excelente notícia para as famílias mais carentes que sonham com o ensino superior para seus jovens. 

Esta prorrogação é uma oportunidade única para quem sonha em cursar o ensino superior, mas se vê impedido pelos altos custos das mensalidades. Com o financiamento do Fies, o estudante poderá se dedicar aos estudos com a tranquilidade de que terá condições de arcar com os custos de sua formação. Além disso, o programa tem taxas de juros subsidiadas pelo governo, o que torna o pagamento acessível após a conclusão do curso. 

O que fazer após a inscrição

Após a inscrição neste período estendido, os candidatos devem ficar atentos ao resultado, que será divulgado no próximo dia 21 de março. Os pré-selecionados terão entre os dias 22 e 26 de março para fazer a complementação da inscrição, um passo decisivo para garantir o financiamento. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.