Cursos e livros para empreendedores que querem turbinar o negócio

Especialistas elencam alguns livros e cursos fundamentais para incrementar seu empreendimento; confira

Para alcançar o sucesso, um dos melhores caminhos é a educação, visto que conhecimento nunca é demais. Sendo assim, aqueles que desejam empreender, aperfeiçoar ou manter o seu negócio inovador e competitivo, devem buscar aprimorar seus conhecimentos e habilidades constantemente.

Neste sentido, se debruçar em cursos de curta e longa duração pode ser de grande ajuda. Ter uma formação técnica sobre o negócio e seu ramo de atuação é crucial para quem planeja empreender. Logo, vale a pena fazer uma faculdade, pós-graduação, MBA, cursos de especialização, técnico, cursos rápidos, ler, ouvir podcasts, entre outros. As possibilidades são infinitas.

Independentemente do tamanho do empreendimento, investir em formação é fundamental. Seja você Microempreendedor Individual (MEI) ou dono de uma empresa de pequeno, médio ou grande porte, todo negócio exige conhecimento de gestão, marketing, finanças e de relacionamento com pessoas. Inclusive, são áreas que oferecem cursos e oportunidades para o empreendedor ampliar seu conhecimento.

Afinal de contas, o que devo estudar?

Como mencionado anteriormente, há inúmeras formas de se buscar conhecimento, abrangendo todos os gostos e, consequentemente, facilitando o processo de aprendizagem. Entre eles: audiobooks, podcast, filmes, livros digitais ou impressos, rodas de conversa, feiras, rodada de negócios, e muito mais.

No entanto, segundo especialistas, a leitura é fundamental, visto que é possível encontrar diversos livros ideias para o seu objetivo traçado. Ao adotar uma rotina de leitura, é possível suprir suas deficiências como gestor e aprimorar outras valências das quais já domina.

Livros e cursos recomendados

Em entrevista concedida ao UOL, Letícia Diniz Gonçalves, professora da Faculdade Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e Edson Sadao, professor do Centro Universitário FEI dos cursos de graduação, mestrado e doutorado em administração e presidente da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (Angrad), elencaram uma lista com livros e cursos fundamentais para quem deseja incrementar seu empreendimento. Confira:

Livros

  • 1. “Pense Simples: Você Só Precisa Dar o Primeiro Passo Para ter um Negócio Ágil e Inovador”, do autor Gustavo Caetano;
  • 2. “Comece Pelo Porquê: Como Grandes Líderes Inspiram Pessoas e Equipes a Agir”, do autor Simon Sinek;
  • 3. “Business Model You: O Modelo de Negócios Pessoal”, do autor Tim Clark
  • 4. “O Mito do Empreendedor”, do autor Michael E. Gerber;
  • 5. “Business Model Generation: Inovação em Modelo de Negócios”, dos autores Alex Osterwalder, Yves Pigneur e Raphael Bonelli;
  • 6. “O Segredo de Luiza. Uma Ideia e Uma Paixão: Como Nasce o Empreendedor e se Cria uma Empresa”, do autor Fernando Dolabela;
  • 7. “A Estratégia do Oceano Azul: Como Criar Mais Mercado e Tornar a Concorrência Irrelevante”, dos autores Renée Mauborgne e W. Cham Kim.

Cursos

  • 1. Curso de Gestão e Estratégia Empresarial (carga horária de 15 horas);
  • 2. Curso de Gestão de Custos (carga horária de 15 horas);
  • 3. Curso de Gestão de Processos (carga horária de 15 horas);
  • 4. Curso Gestão de Recursos Humanos (carga horária de 15 horas);
  • 5. Curso Gestão do Visual de Loja (carga horária de 15 horas);
  • 6. Curso Controles Financeiros (carga horária de 10 horas);
  • 7. Curso Técnicas de Vendas (carga horária de 10 horas).
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.