Mutirão do INSS é iniciado para atendimentos sem agendamentos

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou, na última segunda-feira (11), um mutirão de atendimentos em suas agências, visando atender cerca de 37 mil segurados em situações específicas. Uma característica peculiar deste mutirão é que não há necessidade de agendamento por parte dos interessados, uma vez que o próprio instituto fará contato para marcar o dia e a hora do atendimento.

O foco do mutirão em curso é a reabilitação profissional. As equipes das superintendências regionais do INSS irão contatar os segurados que estão na fila para esse tipo de atendimento ao longo desta semana.

A reabilitação profissional do INSS é um programa voltado para os segurados que estão recebendo auxílio-doença, mas precisam voltar ao trabalho. São três situações que podem indicar essa necessidade: uma avaliação da perícia médica confirmando a possibilidade de retorno, o desejo do próprio trabalhador ou uma determinação da Justiça Federal.

Os profissionais envolvidos nesse processo buscam criar adaptações para que o funcionário possa retomar suas atividades mesmo que ainda apresente algumas sequelas da incapacidade que motivou o afastamento. Para isso, o programa pode oferecer cursos profissionalizantes, treinamentos em serviço e o fornecimento de próteses ou órteses.

Como funciona o mutirão do INSS 

No mutirão de reabilitação profissional do INSS, o atendimento aos segurados fica a cargo de especialistas de diversas áreas, como terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, sociólogos, pedagogos e assistentes sociais. No entanto, vale destacar que as vagas são limitadas. Portanto, não são todos os segurados que necessitam deste atendimento que serão contemplados neste primeiro momento.

De acordo com o INSS, o total de vagas disponíveis neste mutirão soma 4.773, distribuídas entre seis estados:

  • São Paulo (580 vagas)
  • Minas Gerais (1.530 vagas)
  • Rio de Janeiro (88 vagas)
  • Santa Catarina (630 vagas)
  • Pernambuco (1.265 vagas)
  • Distrito Federal (680 vagas)

Essa é uma iniciativa importante do INSS para agilizar o atendimento aos segurados que precisam de atenção no processo de reabilitação profissional. Para aqueles que não foram chamados neste primeiro momento, a orientação é que mantenham seus dados atualizados junto ao Instituto, para que possam ser contatados nos próximos mutirões.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.