Pagamento extra do INSS para estes dois grupos será liberado

Veja se você faz parte de um dos grupos agraciados pela novidade

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou recentemente que o repasse do 13º salário para aposentados e pensionistas será feito no final de 2024. A notícia, como é de se imaginar, foi muito celebrada pelos segurados da autarquia previdenciária, que aguardavam com expectativa a confirmação da concessão do auxílio.

A liberação do 13º salário trata-se de um benefício anual organizado pelo INSS para garantir uma renda extra para as pessoas que já se aposentaram ou que recebem pensões. O abono é fundamental para milhares de brasileiros, visto que a quantia é usada para cobrir as despesas adicionais que normalmente surgem no final do ano.

Quando vão acontecer os pagamentos?

Em 2023, o repasse do 13º salário do INSS foi adiantado, proporcionando um alívio financeiro bem-vindo para muitos durante os primeiros meses da pandemia de COVID-19. Os aposentados e pensionistas da autarquia recebem seus pagamentos no primeiro semestre do ano, mais especificamente nos meses de maio e junho.

Já neste ano, apesar dos pedidos de antecipação, os pagamentos devem ocorrer seguindo o seu cronograma padrão, que é entre os meses de agosto e novembro. Logo, os segurados devem ficar atentos ao calendário do INSS para não acabar perdendo as datas de depósito do dinheiro.

Entenda o cálculo do benefício

O 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS é calculado seguindo duas frentes iguais. Para saber quanto será concedido, os beneficiários devem levar em conta o valor mensal que recebem. Quem recebe o benefício durante todo o ano, o repasse será de uma parcela adicional completa. Já aqueles que recebem o benefício por um período menor, a quantia será proporcional. Veja a fórmula:

  • 1. Divida o valor do benefício mensal por 12;
  • 3. Depois, multiplique o resultado pelo número de meses que o benefício foi pago;
  • 4. O número alcançado será o valor do 13º salário que o INSS pagará.

Alguém não vai receber o 13º salário?

Cabe destacar que o benefício em questão é um direito garantido para todos os aposentados e pensionistas amparados pelo INSS. Portanto, se você faz parte desse grupo, fique atento ao cronograma e garanta o seu dinheiro. Lembrando que é preciso estar seguindo todas as suas obrigações e deveres junto ao órgão.

Empréstimo consignado do INSS com taxas reduzidas

Certamente, uma das mudanças mais significativas no INSS foi a diminuição das taxas de juros no empréstimo consignado. A nova taxa passará de 1,76% para 1,72% ao mês, garantindo um alívio significativo para aqueles que utilizam este tipo de serviço.

A proposta foi apresentada por Carlos Lupi, responsável pelo Ministério da Previdência Social, e aprovada pela maioria dos membros do colegiado federal. Ainda, o texto abrange o cartão de crédito e o cartão consignado do INSS, que deve sofrer uma queda em sua taxa de juros nos próximos oito meses.

Vale destacar que além dos aposentados e pensionistas do INSS, têm acesso a este tipo de serviço os contemplados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC), servidores públicos federais, estaduais e municipais, militares das Forças Armadas e trabalhadores celetistas do setor privado conveniados a algum consignado privado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.