Ganhe auxílio doença por até 180 dias após enviar documento online

O procedimento é super simples e pode ser feito sem precisar sair de casa

O auxílio doença, concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é destinado para o trabalhador que está impossibilitado de realizar sua atividade laboral devido a uma condição de saúde. Nos dias de hoje, o benefício pode ser liberado após uma solicitação online simples.

Isso só é possível por conta da implementação do Atestmed. Por meio dele, o segurado da autarquia previdenciária pode realizar o envio de atestado online para solicitar o auxílio doença. Com a ferramenta, o INSS informou que o tempo médio de espera para concessão do benefício por incapacidade temporária caiu para 26 dias em todo o país.

Em 2023, a plataforma foi responsável por liberar mais de 620 mil benefícios em todo território nacional. Ao utilizar o Atestmed, o beneficiário pode, inclusive, ser dispensado de realizar a perícia médica presencial, visto que em casos de menor complexidade, o atestado é o suficiente para comprovar a condição de saúde.

Atestmed: como realizar o pedido e critérios para utilização

O benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio doença) é concedido por até 180 dias. Para ser contemplado pelo montante, é preciso cumprir alguns requisitos definidos pelo INSS: São eles:

  • 1. Contribuir para a Previdência Social;
  • 2. Ter realizado, no mínimo, 12 contribuições previdenciárias antes do mês do afastamento;
  • 3. Apresentar atestado médico que comprove a necessidade de afastamento do trabalho por mais de 15 dias.

Vale destacar que o documento deverá conter as seguintes informações:

  • 1. Nome completo;
  • 2. Data de emissão (que não pode ser igual ou superior a 90 dias da data de entrada do requerimento);
  • 3. Diagnóstico por extenso ou código da Classificação Internacional de Doenças (CID);
  • 4. Assinatura do profissional (que poderá ser eletrônica);
  • 5. Nome e registro profissional no conselho de classe (carimbado);
  • 6. Data de início de repouso ou de afastamento das atividades habituais;
  • 7. Prazo necessário para recuperação.

O pedido deve ser feito por meio do aplicativo (disponível para Android e iOS) ou site do Meu INSS. Abaixo, confira o passo a passo de como realizar o procedimento online:

  • 1. Ao entrar na plataforma, o segurado deverá escolher a opção “Pedir Benefício por Incapacidade”;
  • 2. Na sequência, clique em “Novo Requerimento” e escolha a opção “Benefício por Incapacidade Temporária (Auxílio Doença)”;
  • 3. Por fim, ele deverá seguir as instruções na tela para prosseguir com o pedido.

Novo teto do consignado do INSS é fixado

Agora, os bancos vão poder cobrar, no máximo, 1,72% de juros ao mês para empréstimos consignados ligados ao INSS. A mudança começa a valer nesta segunda-feira (11).

Apesar da mudança parecer pequena, alguns especialistas entrevistados pelo portal UOL apontaram que toda queda é benéfica. Por outro lado, as instituições financeiras discordam da redução e afirmam que ela é danosa aos segurados do INSS.

Vale frisar que esta é a sexta queda seguida da taxa desde dezembro de 2021. O Conselho Nacional de Previdência Social começou o movimento de redução em março do ano passado, quando a taxa caiu de 2,14% para 1,97% ao mês.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.