Mães do Bolsa Família podem evitar bloqueios com este alerta para jovens e crianças

Fator pouco observado está causando bloqueios no benefício.

O Programa Bolsa Família é um complexo sistema de auxílio para famílias em situação de vulnerabilidade. Se por um lado o Governo Federal envia recursos, por outro aspecto a população precisa ter atenção nas condicionalidades para não ver o benefício constar como bloqueado.

Entre os principais pontos de alerta estão as averiguações cadastrais no cruzamento de dados com o Ministério da Educação. Toda criança do Bolsa Família precisa apresentar fluxo consistente de frequência escolar.

Neste cenário, alguns cuidados podem exigir uma atenção maior das mães do Bolsa Família, tradicionalmente chefes familiares e “coordenadoras” do programa dentro das residências.

Qual a frequência escolar do Bolsa Família?

  • Crianças de quatro a cinco anos: frequência escolar mínima de 60%;
  • De seis a 18 anos: frequência escolar mínima de 75%.

Como calcular a frequência escolar?

Para saber a frequência escolar, basta usar a calculadora do celular. São necessários dois dados: número total de aulas da turma e o número total de vezes que a criança esteve presente. Faça o seguinte cálculo:

Número de vezes que a criança FOI multiplicado por 100. O resultado disso deve ser dividido pelo total de aulas. Em um exemplo prático: se no semestre foram marcadas 110 aulas e a criança compareceu em 105, o cálculo fica:

  • 105×100 = 10500.
  • 10500/120=87,5

Neste exemplo, a frequência escolar foi de 87,5%.

Essa é apenas uma simplificação do cálculo. Note que dependendo da série, as chamadas são feitas por turnos, tornando a soma um pouco complexa. Essa fórmula ajuda a família a entender a situação média da frequência.

Alerta para famílias e estudantes

O que muitas famílias estão percebendo é que pequenos erros podem influenciar diretamente na frequência escolar. Se o estudante chega atrasado em todas as aulas e recebe falta no primeiro período, isso acaba gerando um número prejudicial ao fim do período de avaliações.

Outro fator que pode surpreender as famílias é a falta de comunicação. Estudantes que não entram na sala de aula, levam faltas, sendo que em muitos casos os outros membros da família acreditam que este estudante estava efetivamente frequentando a escola.

Em casos que a escola não consegue notificar os responsáveis, isso pode ser percebido apenas no momento do bloqueio do Bolsa Família. Essa conversa deve ser alinhada dentro do núcleo familiar, para que o estudante também entenda a gravidade do que a evasão escolar pode causar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.