Netflix lidera streaming de vídeo no Brasil, mesmo com aumento de preços

Apesar das polêmicas, a plataforma segue sendo a queridinha no mercado brasileiro

De acordo com a nova edição da Pesquisa de Assinaturas, realizada pela Vindi e Opinion Box, cerca de 81% dos consumidores de plataformas digitais no Brasil assinam serviços de streaming de vídeo. A Netflix e o Max (antes conhecido como HBO Max) figuram como os mais populares, apontados por 25% dos entrevistados.

Ainda, o levantamento mostra que pouco mais da metade dos entrevistados não tiveram mudanças em suas despesas com serviços por assinatura nos últimos 12 meses. Os especialistas ressaltam que esse cenário ocorre em meio a “adversidades econômicas” no Brasil, que atingiu 55,96 milhões de consumidores em janeiro, segundo a CNDL.

Demais detalhes sobre a pesquisa

Apesar dos desafios diários, 61% dos entrevistados afirmam que pretendem manter seus gastos com assinaturas inalterados pelo próximo ano, algo que, como aponta Thais Luciani, diretora de marketing da Vendi, reflete as expectativas para a estabilidade financeira e a resiliência do padrão de consumo entre os assinantes.

Além disso, a pesquisa abordou o tema de compartilhamento de senhas, algo que está cada vez mais restrito nas plataformas de streaming de filmes, como Netflix, Disney Plus e Max. Os dados obtidos revelam que 51% dos usuários compartilham suas senhas com familiares, 40% com namorados ou cônjuges e 16% com amigos.

Ainda, 56% dos entrevistados afirmam que compartilham seu plano com pessoas que não residem no mesmo endereço. Desse total, 43% dizem que não estão dispostos a pagar valores mais altos para que possam obter direito de compartilhamento de senha em seu plano de assinatura.

Entre os entrevistados na pesquisa que afirmam ter um plano de streaming, mais de 3/4 assinam a Netflix, e mais de 20% assinam somente essa plataforma. Além disso, mais da metade das pessoas que participaram da pesquisa contam com o Prime Video, contudo, 90% do público do serviço da Amazon possuem uma assinatura em, pelo menos, um outro serviço do segmento.

No quesito música, o líder absoluto segue sendo o Spotify, com 49%, seguido pelo Amazon Music e YouTube Music. O levantamento aponta que 24% da amostra considera essencial pagar por serviços como Netflix e Spotify, o que sugere a crescente valorização do segmento no Brasil.

YouTube bate audiência da Netflix e TV por assinatura

Mesmo a Netflix sendo um serviço extremamente popular em terras brasileiras, o YouTube segue como uma das plataformas favoritas dos brasileiros para consumo de vídeos, segundo dados revelados pelo Ibope. Entre janeiro e dezembro do ano passado, o serviço administrado pelo Google dominou o segmento em termos de audiência, com 16,1% da quota total entre outros provedores de vídeo online.

A participação do serviço é significativamente maior do que a da Netflix e supera a audiência da TV paga, ficando atrás somente dos serviços de televisão aberta que, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), segue como principal meio de consumo de vídeo no Brasil.

Netflix: filmes e séries ideias para assistir no final de semana

Para deixar o seu momento de folga ainda mais prazeroso, selecionamos alguns títulos que estão em alta na Netflix, abrangendo todos os gostos. Dito isso, confira a lista:

  • 1. Magnatas do Crime;
  • 2. A Fúria de Paris;
  • 3. Donzela;
  • 4. Sócrates;
  • 5. Matar um Tigre;
  • 6. Rogai por Nós;
  • 7. Killing Eve: Dupla Obsessão.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.