Alerta! Alunos desta faculdade encontraram larvas em comida do RU

A administração da universidade disse que o problema já está sendo resolvido

Estudantes da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)relataram ter encontrado larvas e insetos na comida servida no refeitório da faculdade. A unidade acadêmica é administrada pela companhia KADEAS RESTAURANTES LTDA, que terceirizada da alimentação.

Os universitários manifestaram sua insatisfação e solicitam que providências sejam tomadas imediatamente, devido aos riscos de consumir uma alimentação de qualidade duvidosa. Como é de se imaginar, o cenário é preocupante e merece atenção para garantir a saúde e bem-estar de todos que dependem da alimentação fornecida no Restaurante Universitário (RU).

RU emite nota de esclarecimento sobre a suspeita de contaminação das refeições

A gestão da Universidade Federal de Rondonópolis informou que realiza de maneira sistematizada a verificação da qualidade das refeições fornecidas no RU. Ainda segundo o informe, diversas ações preventivas têm sido adotadas contra a contaminação do alimento e a propagação de insetos.

Entre as ações tomadas pela administração, estão a coleta de amostras de todas as refeições para posterior análise. Para o controle de moscas e outros insetos, já foram instaladas iscas externas e internas à estrutura do refeitório, que são trocadas semanalmente. Além disso, sob aspecto de adequação da infraestrutura, foram instaladas telas e cortinas de ar em todas as janelas.

No que diz respeito à fiscalização da UFR, a comissão responsável pela prestação dos serviços está atuando de maneira próxima e preventivamente, visando cumprir todas as determinações contratadas.

Quanto à denúncia de contaminação do alimento por moscas ocorridos recentemente, a UFR lamenta o ocorrido e sinaliza que já foram tomadas todas as providências cabíveis de verificação daquela refeição contaminada, nos mesmos moldes de catalogação e análise demonstradas.

O que é contaminação de alimentos?

A contaminação de alimentos acontece quando qualquer mantimento entra em contato (direto ou indireto) com substâncias ou elementos que representam um risco para a saúde, caso sejam consumidos.

O problema pode acontecer em casa (quando alguém não higieniza frutas e verduras adequadamente antes do consumo, por exemplo) ou no campo, caso haja a adição de alguns tipos de agrotóxicos em excesso nas plantações ou substâncias proibidas. Poluição, falta de saneamento básico e temperaturas extremas também podem contribuir para a contaminação de alimentos.

Obviamente, existem outras formas de contaminação, que acontecem quando a preparação de algum alimento se dá de forma inapropriada, ou seu armazenamento ou manipulação são feitos de maneira equivocada.

Alguns estudos apontam que o problema da contaminação de alimentos pode ser agravado com a ascensão de algumas mudanças globais, como o crescimento da pobreza e a falta de controle populacional.

Perigos de consumir alimentos impróprios

A segurança alimentar e a nutrição estão diretamente relacionadas, visto que os alimentos contaminados criam um ciclo de doenças que afetam principalmente crianças pequenas e idosos. Os principais sintomas causados por contaminação são os seguintes:

  • 1. Náuseas;
  • 2. Desidratação;
  • 3. Dores abdominais;
  • 4. Diarreia;
  • 5. Febre;
  • 6. Falta de apetite.

Alimentos suscetíveis à contaminação

Alguns alimentos requerem um cuidado especial no momento do preparo, do armazenamento e da higienização, uma vez que apresentam maiores chances de contaminação. Conheça alguns deles:

  • 1. Ovos;
  • 2. Carnes;
  • 3. Laticínios;
  • 4. Água;
  • 5. Frutas e vegetais.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.