Moeda valiosa de 5 centavos custa R$ 60; veja se tem na carteira

Entre os colecionadores de relíquias, as moedas antigas são vistas como tesouros inestimáveis, que carregam em suas pequenas superfícies de metal, muito mais do que o valor nominal. Na verdade, elas são portadoras de cultura e contam a história do período em que foram cunhadas.

O fato dessas peças conterem erros de produção as torna ainda mais raras e valiosas. Um exemplo é a moeda de 5 centavos com erro de laminação que a posiciona invertida à direita. Este detalhe, aparentemente insignificante aos olhos de muitos, faz dela uma peça rara e cobiçada entre os numismatas, os colecionadores de moedas.

O valor de uma moeda antiga é determinado por diversos fatores, como, por exemplo, o ano de cunhagem, o erro de produção, a quantidade emitida e, sobretudo, seu estado de conservação. Dependendo destas características, o valor de uma única moeda de 5 centavos poderia alcançar até R$ 60 ou mais no mercado atual.

A proeminência desta moeda, em particular, se deve ao erro de produção que resultou em uma tiragem extremamente limitada no mercado. Além disso, o erro de laminação, fazendo com que a imagem seja invertida à direita, adiciona ainda mais valor a ela.

Como cuidar de sua moeda rara de 5 centavos

Se você se vê como o sortudo dono de uma dessas moedas raras, é vital que você cuide bem dela. Dependendo do seu estado de conservação, ela poderia representar um investimento valioso para o futuro. 

Como e onde vender sua moeda rara

Quando estiver pronto para vender sua moeda, tenha em mente a reputação e a credibilidade do potencial comprador. Existem diversos canais para se obter uma avaliação especializada, incluindo lojas especializadas em numismática, leilões e plataformas de comércio eletrônico, como a OLX.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.