Lista oficial da Caixa revela brasileiros que vão ganhar Pix acima de R$ 6 mil

Quando um município tem o estado de emergência reconhecido pelo Governo e pela Caixa, seus moradores podem sacar o FGTS antecipadamente

Recentemente, devido à declaração do estado de emergência, foi implementada uma medida para auxiliar os trabalhadores que têm valores depositados no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS): a antecipação do acesso a esses recursos. Essa flexibilização foi viabilizada pelo reconhecimento federal da situação de emergência, possibilitando que os indivíduos qualificados retirassem montantes significativos de suas contas do FGTS antes do prazo habitual.

Após a autorização da Caixa Econômica Federal na cidade de Porto Alegre, os residentes terão um período de até 90 dias para requerer a retirada antecipada, ou seja, até o dia 18/04/24. Segundo comunicado da prefeitura, aqueles aprovados na lista de elegibilidade têm o direito de sacar até R$ 6.193,50 através do Caixa Tem.

Lista da Caixa

Desde a última segunda-feira (05), os moradores de 18 bairros localizados na região central de Porto Alegre têm a oportunidade de iniciar o procedimento para solicitar o benefício. Eles podem fazer isso entrando em contato com a prefeitura através do canal 156. Após a confirmação do processo, eles devem esperar por um período de dez dias úteis para formalizar o pedido nos canais disponibilizados pela Caixa.

A seleção desses bairros foi feita em virtude do elevado Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) que ostentam. Em contrapartida, os moradores dos outros 76 bairros já estão habilitados automaticamente para efetuar o saque antecipado, dispensando qualquer necessidade de aprovação prévia por parte da prefeitura.

Para iniciar o procedimento de solicitação do saque antecipado, é necessário fornecer informações essenciais, como nome, número de telefone e endereço. Após a avaliação e aprovação pela prefeitura, o solicitante receberá uma confirmação através do aplicativo de mensagens WhatsApp, permitindo o acesso ao saque pelo Caixa Tem, plataforma digital disponibilizada pela Caixa Econômica Federal.

Saque calamidade

Segundo informações fornecidas pela Caixa Econômica Federal, a possibilidade de saque do FGTS por calamidade é uma opção destinada a situações pessoais, urgentes e críticas ocasionadas por desastres naturais. Esse tipo de acesso aos recursos do FGTS é habilitado exclusivamente quando a localidade está sob declaração de estado de emergência ou calamidade pública, oficialmente reconhecida pelo governo federal e autorizada pela Caixa.

Para requisitar o saque antecipado, o trabalhador deve seguir um procedimento específico. Primeiramente, é preciso acessar o aplicativo do FGTS ou o portal da Caixa Econômica Federal e fazer o login utilizando o CPF e a senha pessoal.

Após isso, o usuário deve direcionar-se à seção “Meus Saques” e optar por “Outras Modalidades de Saque”. Dentro dessa seção, é necessário selecionar “Saque por Calamidade” e preencher um formulário com os dados requeridos, além de anexar os documentos que evidenciam a situação de calamidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.