Portal Cidadão Caixa: aprenda a consultar Bolsa Família

Para centralizar todos os serviços, a Caixa lançou o Portal Cidadão até abril o banco planeja implementar uma nova Conta Digital

Os pagamentos da primeira parcela do Bolsa Família em 2024 foram iniciados pela Caixa, com a antecipação do calendário de janeiro em algumas localidades brasileiras. O montante estará acessível nas contas dos beneficiários ao longo dos últimos 10 dias úteis do mês.

Frente às modificações recentes no programa, os beneficiários permanecem vigilantes nos meios de consulta para confirmar se ocorreram bloqueios, reduções ou cortes pela metade nos valores do Bolsa Família, conforme a Regra de Proteção.

Portal Cidadão

A Caixa Econômica Federal escolheu concentrar as informações referentes a programas sociais no Portal do Cidadão, proporcionando aos usuários a conveniência de acessar um único ponto para consultas. Acessar o Portal Cidadão da Caixa requer login com CPF e senha, sendo esta última a mesma utilizada nos aplicativos Caixa Trabalhador e Bolsa Família.

Se não possuir senha, é possível realizar o cadastro clicando no botão correspondente. Adicionalmente, por meio do Portal Cidadão, os beneficiários têm a facilidade de verificar se o Bolsa Família foi desbloqueado após a atualização cadastral, possibilitando acompanhar a disponibilidade do pagamento após a consulta.

Serviços

O acesso ao Portal Cidadão da Caixa está aberto a todos que possuem cadastro em algum serviço do banco, como o aplicativo Caixa Tem, o app Caixa Trabalhador ou o aplicativo do Bolsa Família. No interior do portal, os usuários têm disponibilidade para utilizar serviços como:

  • Seguro-Desemprego: verificação das parcelas do seguro-desemprego associadas ao CPF e número do NIS do trabalhador;
  • Abono Salarial: consulta das parcelas vinculadas ao CPF, status do abono salarial e cronograma de pagamento;
  • Bolsa Família: verificação da situação do benefício, valor a ser recebido, confirmação do pagamento liberado e obtenção do número do NIS;
  • Auxílio Gás: informações sobre parcelas do Vale Gás nacional associadas ao NIS do beneficiário;
  • INSS: conferência do pagamento de aposentadorias e benefícios vinculados ao CPF;
  • Consulta ao NIS: acesso ao número de inscrição social utilizado em pagamentos como FGTS, seguro-desemprego, abono salarial e aposentadoria.
  • Outros programas: concentra informações sobre programas de transferência de renda regionais nos estados, municípios e no Distrito Federal.

Conta digital Caixa

Até abril, a Caixa Econômica Federal tem a intenção de introduzir sua própria conta digital como parte de sua estratégia para enfrentar o impacto crescente das fintechs. Carlos Vieira, presidente do banco estatal, revelou em uma entrevista ao portal Inteligência Financeira que a abordagem digital também abrangerá a modernização do home broker, visando competir efetivamente com as plataformas digitais de investimentos.

Desde novembro do ano passado, ao assumir a presidência do banco, Vieira assumiu o compromisso de impulsionar a presença digital da Caixa. Embora detenha a posição de maior instituição financeira do país, com mais de 150 milhões de clientes, a Caixa ainda conduz uma parte considerável de suas transações por meio de agências físicas.

Além disso, a presença do banco no topo de rankings de reclamações, como o Reclame Aqui, devido a falhas nos aplicativos e insatisfação dos clientes com atendimentos demorados nas agências, ressalta a urgência de implementar melhorias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.