Uol posta sobre antecipação do Bolsa Família em dezembro: é verdade? Decisão do Governo!

Beneficiários começam a compartilhar matéria que indica possível antecipação por decisão do Governo.

Em postagem realizada pela redação, sem assinatura, o Uol questionou a possibilidade de uma antecipação do Bolsa Família dezembro. A matéria, publicada às 6h desta segunda (28), traz o título Bolsa Família de dezembro foi antecipado por decisão do Governo?”.

Apesar do que o título indica, nenhuma antecipação do Bolsa Família foi divulgada (ou cogitada) pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Segundo a pasta, as datas seguem o calendário original, divulgado no início do ano, sem nenhuma alteração.

Calendário de dezembro foi antecipado?

O Governo não tomou nenhuma decisão sobre antecipação. Naturalmente, por conta das festas de fim de ano, os pagamentos são liberados antes do habitual (últimos dez dias úteis do mês). Isso acontece desde o início do programa Bolsa Família, em 2024.

Calendário do Bolsa Família dezembro:

  • NIS final 1: 11 de dezembro
  • NIS final 2: 12 de dezembro
  • NIS final 3: 13 de dezembro
  • NIS final 4: 14 de dezembro
  • NIS final 5: 15 de dezembro
  • NIS final 6: 18 de dezembro
  • NIS final 7: 19 de dezembro
  • NIS final 8: 20 de dezembro
  • NIS final 9: 21 de dezembro
  • NIS final 0: 22 de dezembro

A gestão Bolsonaro chegou a cogitar uma mudança estrutural no Bolsa Família, na época renomeado como Auxílio Brasil. Essa medida não avançou por conta da integração com bases de dados de outros ministérios.

Ao tentar antecipar, o então Ministério da Cidadania (atualmente Desenvolvimento Social) viu o plano afundar ao perceber que seria impossível fazer a checagem de condicionalidades, tendo em vista prazos dos ministérios de Saúde e Educação, que enviam listas para a verificação dos beneficiários.

Com isso, mesmo tendo a intenção, a gestão Bolsonaro não conseguiu mudar o ciclo de pagamentos do Bolsa Família.

Já no caso da gestão Lula, desde que assumiu, através do Ministério do Desenvolvimento Social, afirmou que não tem a intenção de mudar o cronograma de pagamentos do Bolsa Família, além de recusar qualquer negociação para o pagamento de um décimo terceiro para os beneficiários.

“Como o nome diz, é uma bolsa: Bolsa Família. Ela não é um contrato de salário, de remuneração, nem na lógica do setor público, nem na lógica do empregado do setor privado”, disse dias em entrevista ao Estadão

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.