Seu Bolsa Família pode ser cancelado caso você não cumpra ESTES requisitos

Um dos maiores (se não o maior) medo dos beneficiários do Bolsa Família é acabar perdendo o auxílio concedido pelo programa. Para ter a quantia mensal cortada, não é preciso de muito. Portanto, se você é um dos contemplados pelo benefício e deseja mantê-lo, fique atento às orientações a seguir.

Atualmente, milhares de famílias estão receosas, uma vez que muitos beneficiários foram cortados nos últimos dias. Contudo, o motivo para as suspensões está ligado à quebra de algumas condicionalidades, em especial fazer com que os seus filhos tenham uma presença ativa na escola. Vale lembrar que a presença escolar é um dos requisitos básicos após as novas normas do Bolsa Família.

Neste sentido, as crianças e jovens cujos responsáveis fazem parte do programa precisam ter uma frequência mínima escolar. Além de serem essenciais para permanência no Bolsa Família, eles são imprescindíveis no valor total a ser pago pelo governo. Assim, as famílias precisam manter seus filhos com uma presença escolar de 85% para crianças entre 6 e 15 anos e de 75% para jovens entre 16 e 18 anos incompletos.

Como citado há pouco, os mais jovens da família também influenciam no valor a ser recebido, uma vez que são concedidas quantias extras dependendo da composição familiar:

  • 1. Benefício Primeira Infância: o adicional de R$ 150 é pago para famílias que possuam crianças de 0 a 6 anos.
  • 2. Benefício Familiar Variável: adicional de R$ 50 para famílias cuja composição possui crianças e adolescentes de sete a 18 anos incompletos, gestantes e nutrizes.

Menores de idade são fundamentais para assegurar benefícios

Outro requisito crucial envolvendo crianças no Bolsa Família é a vacinação. Em outras palavras, o calendário vacinal precisa estar em dia, respeitado à risca pelos pais destas crianças. Essa foi uma das formas do Governo Federal de garantir que a saúde seja acessível e desfrutada por todos os brasileiros que estão vivendo em situação de vulnerabilidade.

Logo, caso você tenha filhos que morem na mesma residência que você, é crucial que este jovem esteja indo para escola e tenha sua carteira de vacinação 100% atualizada. Fazendo isso, as chances de ter o benefício cortado são nulas. Além disso, é de suma importância manter os dados cadastrais atualizados no CadÚnico. Portanto, caso ainda não tenha feito isso, a recomendação é que faça o quanto antes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.