Calendário do Bolsa Família SETEMBRO atualizado: 2 antecipações confirmadas

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que administra o novo programa Bolsa Família e os demais programas sociais do governo federal, divulgou o calendário de pagamentos de setembro do novo programa de transferência de renda, confirmando que uma nova rodada de repasses deve acontecer ainda neste mês.

De acordo com este calendário, os valores devem ser repassadas para as famílias nos últimos dez dias úteis de setembro, e os beneficiários terão acesso aos valores segundo o número final do Número de Inscrição Social (NIS) de cada um. Além disso, duas antecipações nos pagamentos também já foram confirmadas para este nova rodada.

Calendário do Bolsa Família SETEMBRO atualizado

Dessa forma, os pagamentos de setembro do novo Programa Bolsa Família devem acontecer entre os dias 18 e 29 desse mês, período em que geralmente esses repasses ocorrem em todos os meses, e os valores serão pagos pelos meios que os beneficiários já utilizam, como aplicativo caixa Tem e os antigos e novos cartões do programa. Veja as datas dos repasses abaixo:

  • NIS de final 1 – depósito na conta em 18 de setembro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 16/09);
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 19 de setembro;
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 20 de setembro;
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 21 de setembro;
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 22 de setembro;
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 25 de setembro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 23/09);
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 26 de setembro;
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 27 de setembro;
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 28 de setembro;
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 29 de setembro.

2 antecipações confirmadas no Bolsa Família setembro

Contudo, apesar das datas oficiais acima já terem sido confirmadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social, haverá neste mês de setembro dois tipos de antecipação que garantirão que uma parte dos mais de 20 milhões de beneficiários do novo Programa Bolsa Família receba os pagamentos mais cedo, apesar do que diz o calendário que se encontra acima.

A primeira dessas antecipações beneficiará as famílias beneficiárias do novo programa de transferência de renda que moram em municípios onde as prefeituras decretaram oficialmente situação de emergência ou situação de calamidade pública porque estes municípios foram prejudicados por fortes chuvas, fortes ventos, estiagens, ou outros eventos extremos.

Por isso, esse grupo de famílias beneficiárias poderá sacar os valores do benefício de setembro no primeiro dia do calendário de pagamentos, ou seja, no dia 18 desse mês, contrariando o que diz o calendário oficial. O governo acredita que situações extremas como as citadas acima podem prejudicar ainda mais as famílias que já se encontram em situação de vulnerabilidade social, e espera ajudar com a antecipação dos pagamentos.

Já o segundo tipo de antecipação é destinado para famílias beneficiárias do novo Programa Bolsa Família que estão com os pagamentos agendados para as segundas-feiras, pois nestes casos, os valores serão liberados nos sábados imediatamente anteriores às datas oficiais. Ou seja, haverá uma antecipação de pelo menos dois dias.

Em setembro, serão dois grupos de famílias beneficiados por este tipo de antecipação. O primeiro grupo são as famílias com número final do NIS 1, que estão com os pagamentos agendados para a segunda-feira do dia 18 de setembro, mas poderão movimentar as quantias no sábado anterior, dia 16. Já as famílias com número final do NIS 6, que deveriam receber na segunda-feira do dia 25, receberão no sábado do dia 23.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.