Chat do Bolsa Família: como descobrir se foi bloqueado

Na segunda quinzena desse mês de setembro o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que administra os programas sociais do governo federal, irá realizar mais uma rodada de pagamentos do novo Programa Bolsa Família. E pouco mais de 20 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social devem receber.

No entanto, boa parte desses beneficiários já sabe que o governo federal faz estes pagamentos no final de cada mês porque no início são realizadas checagens para verificar se as famílias estão atendendo as regras e exigências do programa social. Por isso, antes de cada rodada de pagamentos é necessário verificar se foi bloqueado ou se poderá ter acesso aos valores normalmente.

Chat do Bolsa Família para descobrir se foi bloqueado

Contudo, o Ministério do Desenvolvimento Social disponibilizou em seu site, que pode ser acessado clicando neste link, um web chat, ferramenta por onde os beneficiários podem verificar se poderão ter acesso aos valores de setembro ou se foram cancelados ou bloqueados. O acesso é gratuito e é recomendado que seja feito pelo titular do benefício, que é o Responsável Familiar (RF).

Após acessar o site do ministério, o beneficiário do Bolsa Família deve clicar nas três linhas azuis que se encontram na parte superior da tela, à esquerda, e escolher as opções “Canais de Atendimento” e “Fale Conosco”. Depois, basta clicar na opção “Chat”. O beneficiário será encaminhado para a tela do web chat, que também pode ser acessada diretamente através deste link.

Na tela do chat será necessário informar algumas informações do titular do benefício, como nome completo, e-mail e telefone. Em seguida, basta clicar em “Iniciar”. Um chat se abrirá e o beneficiário poderá perguntar ao atendente o que deseja saber, neste caso, se receberá os valores de setembro normalmente ou se foi bloqueado neste rodada por qualquer motivo.

Em todo caso, também é importante lembrar que o governo federal também disponibiliza outras opções para consulta através dos canais de atendimento ofertados pela Caixa Econômica Federal, banco responsável pelos pagamentos do programa social, e pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Podem ser usados os aplicativos do programa e números de telefone.

A central de atendimento do ministério pode ser contatada no telefone 121, e a central de atendimento da Caixa pelo telefone 111. Ambos os números funcionam de segunda a sexta-feira das 08h às 18h. Além disso, a consulta aos bloqueios e outras informações podem ser feitas pelo aplicativo Bolsa Família, que é o app oficial do programa, e pelo aplicativo Caixa Tem.

Bolsa Família setembro: Datas dos repasses

Por fim, vale lembrar que o Ministério do Desenvolvimento Social Social libera no início de cada ano as datas de pagamento do Bolsa família em todos os meses. Por isso, já se sabe que os repasses de setembro acontecerão entre os dias 18 e 29, de acordo com o número final do Número de Inscrição Social (NIS) de cada família. Confira as datas oficiais abaixo com as antecipações:

  • NIS de final 1 – depósito na conta em 18 de setembro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 16/09);
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 19 de setembro;
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 20 de setembro;
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 21 de setembro;
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 22 de setembro;
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 25 de setembro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 23/09);
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 26 de setembro;
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 27 de setembro;
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 28 de setembro;
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 29 de setembro.
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