Pente-fino do Bolsa Família: lista de inscritos confirmados em setembro

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) confirmou mais uma onda de bloqueios no repasse do Bolsa Família de setembro. O motivo é o pente-fino do Cadastro Único (CadÚnico), que visa encontrar famílias com o cadastro irregular ou com os dados desatualizados. Uma vez que o CadÚnico for bloqueado, o repasse do Bolsa Família será suspenso.

Os segurados que correm risco de ter o cadastro bloqueado podem ser notificados por meio dos aplicativos oficiais. São eles: Bolsa Família, Cadastro Único e Caixa Tem. Além disso, o segurado pode ser notificado via SMS, pelo número de telefone cadastrado no CadÚnico. Os beneficiários notificados devem ficar atentos quanto ao repasse do benefício em setembro.

Além disso, vale informar que os segurados podem conferir a regularidade do seu cadastro através dos sites disponibilizados pelo governo. Um deles é o site do Cadastro Único, que apresenta as mesmas funções que o aplicativo. Outro é o Portal Cidadão da Caixa Econômica Federal, que reúne informações sobre todos os benefícios do Cadastro Único.

Fui bloqueado, e agora?

Os segurados que tiverem o Cadastro Único bloqueado em setembro precisarão ir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência, para realizar a atualização cadastral. No CRAS, o segurado precisará apresentar os próprios documentos e os documentos dos membros da família, e então passar por uma entrevista.

Segundo o MDS, o prazo para que o segurado vá ao CRAS realizar a atualização de seus dados é de 60 dias (dois meses). Passado esse período, os segurados que não comparecerem ao CRAS ou que não conseguirem atualizar os seus dados serão desligados automaticamente do Cadastro Único, perdendo acesso a todos os benefícios sociais oferecidos pelo banco de dados.

Já as famílias que forem ao ponto de atendimento do Cadastro Único dentro do prazo previsto e conseguirem realizar a atualização de dados terão o cadastro desbloqueado e voltarão a receber os benefícios sociais como o Bolsa Família. Os segurados do programa de transferência de renda ainda poderão receber as parcelas retroativas que ficaram suspensas durante o bloqueio.

Para ter acesso às parcelas retroativas, o beneficiário precisará se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF), portando um documento original com foto. É válido informar que a instituição financeira deve liberar um calendário específico para o saque do benefício retroativo. Desse modo, é importante se manter atento às informações liberadas pela CAIXA.

Calendário do Bolsa Família de Setembro

A Caixa Econômica é responsável pelo pagamento do Bolsa Família. O repasse é feito nos últimos dez dias úteis do mês, seguindo o calendário escalonado de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do Responsável Familiar. Dessa forma, o repasse começa no dia 18 e termina apenas no dia 29 do mesmo mês. Confira todas as datas de repasse no calendário completo abaixo:

  • NIS de final 1: dia 18 de setembro (antecipado para o sábado, 16);
  • NIS de final 2: dia 19 de setembro;
  • NIS de final 3: dia 20 de setembro;
  • NIS de final 4: dia 21 de setembro;
  • NIS de final 5: dia 22 de setembro;
  • NIS de final 6: dia 25 de setembro (antecipado para o sábado, 23);
  • NIS de final 7: dia 26 de setembro;
  • NIS de final 8: dia 27 de setembro;
  • NIS de final 9: dia 28 de setembro;
  • NIS de final 0: dia 29 de setembro.

Os segurados poderão sacar o benefício indo a uma lotérica, caixa eletrônico ou agência da Caixa Econômica Federal, utilizando o cartão do Bolsa Família ou seus auxiliares: Cartão do Auxílio Brasil e Cartão Cidadão da Caixa Econômica Federal. Aqueles que não possuem o cartão do benefício podem realizar transferências e o pagamento de contas pelo aplicativo digital do Caixa Tem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.