Bolsa Família: BLOQUEIOS e CANCELAMENTOS são confirmados para a próxima semana

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) confirmou uma nova suspensão do repasse para os segurados do Bolsa Família em setembro. A interrupção do Bolsa Família tem relação com o pente-fino do Cadastro Único (CadÚnico), que busca encontrar famílias com irregularidades no cadastro e dados desatualizados.

Com a suspensão do repasse, os segurados são obrigados a ir a um ponto de atendimento do Cadastro Único, para reabilitar o seu benefício. Os segurados que tiverem o benefício bloqueado em setembro poderão ser notificados pelos aplicativos oficiais do programa. São eles: aplicativo Bolsa Família, aplicativo Caixa Tem e aplicativo Cadastro Único.

Os aplicativos estão sendo atualizados aos poucos, mas a atualização deve estar completa na próxima semana. Os segurados que preferirem também podem acessar os sites oficiais, que costumam terminar a atualização primeiro. São eles: site do Cadastro Único e Portal Cidadão da Caixa Econômica Federal. O login deve ser feito com o CPF e senha cadastrados.

Como funciona o pente-fino do Cadastro Único?

Os segurados que estiverem com os dados desatualizados ou irregulares terão o Cadastro Único bloqueado no mês de setembro. O Responsável Familiar terá até 60 dias para ir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), para atualizar seus dados. Para isso, é necessário apresentar o documento de todos os membros da família e passar por uma entrevista com os agentes do CRAS.

Os segurados que não comparecerem para atualizar os seus dados ou que não conseguirem comprovar a necessidade de recebimento do benefício serão desligados do Cadastro Único. Neste caso, os segurados também perderão acesso aos programas sociais do banco de dados, incluindo o programa de transferência de renda Bolsa Família.

Já os segurados que conseguirem atualizar seus dados, comprovando a necessidade de recebimento dos benefícios, terão o CadÚnico desbloqueado e voltarão a receber os benefícios sociais do banco de dados. Os beneficiários que receberem o Bolsa Família também poderão receber as parcelas retroativas que ficaram suspensas durante o bloqueio do CadÚnico.

Segundo o MDS, o benefício retroativo ficará disponível para saque apenas nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF). O segurado precisará ir a uma agência, portando um documento original com foto, para realizar o saque. A instituição financeira ainda deverá liberar um calendário específico para o saque das parcelas retroativas.

Calendário do Bolsa Família de setembro

A Caixa Econômica deve realizar o repasse do Bolsa Família nos últimos dez dias úteis do mês, seguindo o calendário escalonado de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do Responsável Familiar. Sendo assim, confira o calendário completo a seguir:

  • NIS de final 1: dia 18 de setembro (antecipado para o sábado, 16);
  • NIS de final 2: dia 19 de setembro;
  • NIS de final 3: dia 20 de setembro;
  • NIS de final 4: dia 21 de setembro;
  • NIS de final 5: dia 22 de setembro;
  • NIS de final 6: dia 25 de setembro (antecipado para o sábado, 23);
  • NIS de final 7: dia 26 de setembro;
  • NIS de final 8: dia 27 de setembro;
  • NIS de final 9: dia 28 de setembro;
  • NIS de final 0: dia 29 de setembro.

O repasse do Bolsa Família de setembro pode contar com algumas antecipações, como ocorre todos os meses. Nesse caso, os segurados que recebem na segunda-feira poderão ter acesso ao benefício a partir do sábado imediatamente anterior à sua data oficial de repasse. Serão beneficiados pela antecipação os segurados com os NIS de final 1 ou 6.

Para ter acesso ao repasse antecipado, o segurado deve utilizar o aplicativo do Caixa Tem. Com o app, o segurado pode realizar transferências bancárias, pagamento de contas e recargas telefônicas sem sair de casa. O Caixa Tem está disponível gratuitamente para aparelhos Android e iOS.

Os segurados que preferirem ainda poderão realizar o saque na data oficial. O saque deve ser feito em uma agência da Caixa Econômica, lotérica ou caixa eletrônico, mediante o uso do cartão do Bolsa Família. Também podem ser utilizados o cartão do Auxílio Brasil ou o Cartão Cidadão da Caixa Econômica Federal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.