Atrasados do Bolsa Família: quando o governo vai liberar os valores

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) vem realizando bloqueios do Cadastro Único (CadÚnico) para encontrar famílias com irregularidades. Com isso, famílias que recebem o programa de transferência de renda Bolsa Família podem ter o pagamento do benefício interrompido. Mas vale informar que eles ainda podem receber o benefício retroativo.

O retroativo é pago pela Caixa Econômica Federal (CEF) aos segurados que realizarem a atualização de dados. O desbloqueio pode levar de 15 a 45 dias e vai depender do grau de irregularidade do cadastro. O segurado deve receber na conta digital do Caixa Tem, mas só poderá acessar o dinheiro sacando pessoalmente em uma agência da Caixa Econômica. Para isso, é importante ter em mãos um documento original com foto.

Os segurados que tiveram o benefício bloqueado nos últimos meses e já passaram pela atualização de dados podem realizar o saque do retroativo neste mês de setembro. Para isso, o segurado precisa ficar atento ao calendário de pagamento. Mas é importante informar que o repasse do retroativo não segue o mesmo calendário das parcelas regulares.

Suspensão do Bolsa Família em setembro

O MDS seguirá realizando bloqueios do Cadastro Único em setembro. Os segurados que tiverem os benefícios sociais interrompidos deverão ir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para realizar a atualização de dados. É importante que o Responsável Familiar tenha em mãos o documento de todos os membros da família e passe pela entrevista com os agentes do CRAS.

Vale informar que os segurados que não comparecerem ao CRAS ou que não conseguirem comprovar a necessidade de recebimento dos benefícios sociais serão cortados do Cadastro Único. Isso significa que o segurado perderá acesso definitivo aos programas sociais, incluindo o Bolsa Família. Além disso, vale mencionar que, neste caso, o segurado não terá direito às parcelas retroativas do benefício.

Calendário de Setembro do Bolsa Família

A Caixa Econômica Federal confirmou mais um pagamento do Bolsa Família para o mês de setembro. Neste caso, o repasse será feito nos últimos dez dias úteis do mês, seguindo o calendário escalonado de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do Responsável Familiar. Sendo assim, confira o calendário completo abaixo:

  • NIS de final 1: dia 18 de setembro (antecipado para o sábado, 16);
  • NIS de final 2: dia 19 de setembro;
  • NIS de final 3: dia 20 de setembro;
  • NIS de final 4: dia 21 de setembro;
  • NIS de final 5: dia 22 de setembro;
  • NIS de final 6: dia 25 de setembro (antecipado para o sábado, 23);
  • NIS de final 7: dia 26 de setembro;
  • NIS de final 8: dia 27 de setembro;
  • NIS de final 9: dia 28 de setembro;
  • NIS de final 0: dia 29 de setembro.

Vale informar que dois grupos de segurados terão o pagamento adiantado em setembro. Isso ocorre todo mês, pois a CAIXA antecipa para o sábado o pagamento dos segurados que recebem na segunda-feira. Sendo assim, tanto os beneficiários com o NIS de final 1 quanto os segurados com o NIS de final 6, que recebem na segunda-feira, poderão acessar o repasse com antecedência.

Dessa forma, os segurados com o NIS de final 1, que recebem dia 18 de setembro, terão acesso ao benefício no dia 16 de setembro. Já os segurados com o NIS de final 6, que recebem no dia 25 de setembro, terão acesso ao repasse no dia 23 do mesmo mês. As datas estão indicadas no calendário acima.

Para isso, os segurados do Bolsa Família devem utilizar o aplicativo do Caixa Tem. Com o app, o segurado pode realizar transferências bancárias, pagamento de contas e recargas telefônicas. O app está disponível para aparelhos Android e iOS.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.