Como consultar o Bolsa Família pelo Chat do Ministério do Desenvolvimento Social

O governo federal confirmou que realizará na segunda quinzena desse mês de setembro mais uma rodada de pagamentos do novo Programa Bolsa Família. O programa social substituiu o antigo programa Auxílio Brasil em março desse ano, e desde então, mais de 20 milhões de famílias vulneráveis recebem as quantias pagas todos os meses.

Dessa forma, com a proximidade de uma nova rodada de repasses, todos estes beneficiários já ficam ansiosos e desejam saber as informações de pagamento, como datas. valores, e se de fato receberão neste novo mês. Pensando nisso, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que administra o programa, lançou uma nova plataforma de consulta.

Como consultar o Bolsa Família pelo Chat do Ministério

O canal exclusivo para atendimento via Web Chat com o Ministério do Desenvolvimento Social pode ser acessado diretamente através deste link, e o atendimento acontece de segunda a sexta-feira das 7 às 19 horas. Na página do portal, será apresentada uma caixa que deve ser preenchida com o nome completo do titular do benefício, e-mail e telefone. Depois, basta clicar em “Iniciar” e conversar com o atendente.

Aqueles que não conseguirem acessar o Web Chat através do link acima podem procurar pelo site do Ministério do Desenvolvimento Social e acessa-lo. Depois, basta clicar nas três linhas azuis no canto esquerdo superior da tela para abrir o menu e clicar nas opções “Canais de Atendimento”, depois “Fale Conosco”, e por fim “Chat”. Em seguida, preencha os dados e clique em “Iniciar”.

Vale lembrar que é recomendado que somente a pessoa que é considerada a Responsável Familiar (RF), que é aquela que tem seu nome no cartão do programa ou no aplicativo, realize a consulte, pois pode ser necessário informar dados pessoais para verificação da identidade do beneficiário, como data de nascimento e número do CPF, por exemplo.

É muito importante destacar também que, nesta primeira semana de setembro, somente será possível verificar se o beneficiário receberá os pagamentos do novo Programa Bolsa Família neste mês. Ou seja, quem deseja saber se foi aprovado e entrou no programa, se foi desbloqueado, ou se acabou sendo bloqueado ou cancelado em setembro, já pode realizar a consulta.

Isso porque, até o momento, a folha de pagamentos dessa nova rodada ainda não foi fechada, e por isso não é possível saber ainda a quantia que cada família receberá. Esta informação será liberada aos poucos, a partir do dia 10 de setembro, e poderá ser consultada com certeza a partir do dia 17, um dia antes do inicio da rodada de pagamentos.

Bolsa Família setembro: Datas dos repasses

E por falar em pagamentos, os repasses de setembro do novo Programa Bolsa Família já possuem data definida para acontecer. De acordo com o calendário oficial dessa rodada, os valores serão liberados para as famílias entre os dias 18 e 29, de acordo com o número final do NIS de cada um. Confira as datas abaixo:

  • NIS de final 1 – depósito na conta em 18 de setembro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 16/09);
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 19 de setembro;
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 20 de setembro;
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 21 de setembro;
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 22 de setembro;
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 25 de setembro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 23/09);
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 26 de setembro;
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 27 de setembro;
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 28 de setembro;
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 29 de setembro.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.