URGENTE! Fim do Bolsa Família para quem mora sozinho em setembro foi confirmado?

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) confirmou mais uma série de bloqueios envolvendo beneficiários do programa de transferência de renda Bolsa Família. O bloqueio faz parte da averiguação cadastral do Cadastro Único (CadÚnico), que busca encontrar famílias com irregularidades no cadastro.

O foco do pente-fino são as famílias unipessoais – pessoas que moram sozinhas. Isso porque dados do MDS mostram um aumento alarmante de segurados desse grupo entre janeiro de 2021 e os últimos três meses de 2022. A suspeita é de que pessoas tenham se inscrito como unipessoais mesmo morando com outras pessoas que já recebem o benefício.

Com isso, os bloqueios seguirão no mês de setembro, e a previsão do Governo Federal é de que 60% dos dados tenham sido verificados até dezembro deste ano. Isso significa que a averiguação cadastral do CadÚnico deve continuar em 2024.

Como funciona o pente-fino do CadÚnico

O MDS notifica as famílias suspeitas de irregularidades, e elas devem ir a um ponto de atendimento atualizar seus dados. Os segurados que não forem terão o cadastro bloqueado e o pagamento dos benefícios sociais interrompido.

Após o bloqueio do CadÚnico, o segurado tem até 60 dias para ir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), para reaver o programa de transferência de renda. Durante o processo da averiguação cadastral, o Responsável Familiar deve levar os documentos dos membros da família e passar por uma entrevista com os agentes do CRAS.

Os segurados que não comparecerem ao ponto de atendimento do Cadastro Único para realizar a atualização cadastral dentro do prazo estipulado serão desligados do banco de dados e poderão perder o Bolsa Família de forma definitiva. Já os segurados que forem ao CRAS e atualizarem seus dados dentro do prazo terão o cadastro desbloqueado e voltarão a receber o Bolsa Família.

Vale informar que, além do retorno do benefício, os segurados poderão ter acesso às parcelas retroativas. O valor ficará disponível no aplicativo do Bolsa Família, mas o segurado só poderá sacar indo a uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF). O saque pode ser feito mediante a apresentação de um documento original com foto.

Calendário do Bolsa Família de setembro

A Caixa Econômica confirmou o repasse do Bolsa Família de setembro, e mesmo as famílias unipessoais poderão receber, desde que estejam com o cadastro em dia. O repasse será feito nas duas últimas semanas do mês, seguindo o calendário escalonado de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do Responsável Familiar. Confira o calendário completo a seguir:

  • NIS de final 1: dia 18 de setembro (antecipado para o sábado, 16);
  • NIS de final 2: dia 19 de setembro;
  • NIS de final 3: dia 20 de setembro;
  • NIS de final 4: dia 21 de setembro;
  • NIS de final 5: dia 22 de setembro;
  • NIS de final 6: dia 25 de setembro (antecipado para o sábado, 23);
  • NIS de final 7: dia 26 de setembro;
  • NIS de final 8: dia 27 de setembro;
  • NIS de final 9: dia 28 de setembro;
  • NIS de final 0: dia 29 de setembro.

O segurado pode sacar o Bolsa Família utilizando o cartão do programa. Para isso, é preciso ir a uma agência, caixa eletrônico ou lotérica da Caixa Econômica. Vale informar que o segurado também poderá utilizar o cartão do Auxílio Brasil e o cartão Cidadão da Caixa Econômica Federal.

Para os segurados que ainda não têm a opção de cartão, é possível utilizar o aplicativo do Caixa Tem para realizar pagamento de contas, recargas telefônicas e transferências bancárias sem pagar taxa. O aplicativo está disponível para aparelhos Android e iOS gratuitamente, na loja virtual do seu smartphone.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.