Lula confirma ‘limpa’ no Bolsa Família e 5 milhões de inscritos entram em revisão

O Governo Federal confirmou que cerca de 5 milhões de segurados do Bolsa Família passarão pela averiguação cadastral do Cadastro Único (CadÚnico). Esse grupo é composto exclusivamente por famílias unipessoais – pessoas que moram sozinhas –, e o motivo é a suspeita de que essas famílias estejam recebendo o Bolsa Família de forma irregular.

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) registrou um aumento alarmante no número de famílias unipessoais. Entre janeiro de 2021 e outubro de 2022, o número de segurados unipessoais cresceu 73%, saindo da curva de crescimento demográfico das famílias brasileiras entre 2021 e 2022.

Com o pente-fino do Cadastro Único, os segurados têm o repasse dos benefícios sociais interrompidos, o que os obriga a procurar um ponto de atendimento do CadÚnico para regularizar os dados, caso desejem voltar a receber o benefício. Desse modo, a expectativa do governo é encontrar as famílias que estão inscritas de forma irregular, para tirá-las do programa, abrindo espaço para quem realmente precisa.

Fui bloqueado, e agora?

Vale informar que, antes do bloqueio do CadÚnico, o MDS costuma notificar os segurados quanto ao risco de bloqueio. A notificação é enviada pelos aplicativos oficiais. São eles: Bolsa Família, Cadastro Único e Caixa Tem. Os segurados notificados devem atualizar seus dados o quanto antes, caso contrário, o Cadastro Único será bloqueado.

Após o bloqueio, o Responsável Familiar do programa tem até 60 dias para ir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), levando os seus documentos e de todos os membros da família caso não seja unipessoal. O segurado também precisará passar por uma entrevista com os agentes do CRAS, para comprovar a necessidade do recebimento do benefício.

Os segurados que não comparecerem ao CRAS ou não conseguirem comprovar a necessidade de recebimento dos programas sociais serão desligados do banco de dados, perdendo acesso aos programas. Já os segurados que atualizarem seus dados e comprovarem a necessidade do benefício terão o CadÚnico desbloqueado e voltarão a receber os programas sociais.

Os segurados que recebem o Bolsa Família ainda poderão receber as parcelas retroativas do programa de transferência de renda que ficaram suspensas durante o pente-fino. O saque ficará disponível apenas através das agências da CAIXA, e o segurado precisa ter em mãos um documento original com foto para conseguir o dinheiro.

Calendário do Bolsa Família

Apesar dos bloqueios previstos para o Bolsa Família até o final do ano, o repasse continua sendo feito pela Caixa Econômica Federal (CEF). O valor é distribuído nos últimos dez dias úteis do mês, seguindo o calendário escalonado de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do Responsável Familiar. Sendo assim, confira o calendário completo a seguir:

  • NIS de final 1: dia 18 de setembro (antecipado para o sábado, 16);
  • NIS de final 2: dia 19 de setembro;
  • NIS de final 3: dia 20 de setembro;
  • NIS de final 4: dia 21 de setembro;
  • NIS de final 5: dia 22 de setembro;
  • NIS de final 6: dia 25 de setembro (antecipado para o sábado, 23);
  • NIS de final 7: dia 26 de setembro;
  • NIS de final 8: dia 27 de setembro;
  • NIS de final 9: dia 28 de setembro;
  • NIS de final 0: dia 29 de setembro.

O segurado pode sacar indo a uma agência da Caixa Econômica, lotérica ou caixa eletrônico. Para isso, o segurado precisa ter em mãos o cartão do Bolsa Família, mas também podem ser utilizados o cartão cidadão da Caixa Econômica Federal e o cartão do Auxílio Brasil. Para quem não tem nenhuma das opções, o aplicativo do Caixa Tem permite que o segurado realize transferências e pagamentos de conta sem sair de casa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.