Desconto no Bolsa Família CONFIRMADO para setembro: lista de quem terá o benefício reduzido

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) confirmou que alguns segurados do Bolsa Família terão o repasse reduzido em setembro. Trata-se da interrupção do Auxílio Gás, um programa do Cadastro Único (CadÚnico) que também beneficia os segurados da transferência de renda.

Vale informar que, segundo o MDS, cerca de 40 milhões de famílias inscritas no CadÚnico têm direito ao Auxílio Gás, mas apenas 6 milhões de famílias são contempladas, dentre elas, segurados do Bolsa Família. O repasse do benefício é bimestral, feito apenas em meses pares, por isso, os segurados não devem receber em setembro (mês 9 – ímpar), voltando a ser pago aos seus segurados apenas em outubro.

O subsídio do gás de cozinha garante um repasse equivalente a 100% do preço médio nacional do botijão do gás de cozinha de 13kg. Esse valor é calculado de acordo com o preço médio do gás dos últimos seis meses. Desse modo, o valor do Auxílio Gás não é fixo, podendo aumentar ou diminuir, dependendo do preço do produto.

Outro detalhe importante a ser mencionado é que apenas as famílias que receberam em agosto devem ter acesso ao repasse em outubro. Isso ocorre porque, como atende a um número limitado de segurados, dificilmente novas famílias entram na folha de pagamento. Para isso, o governo precisaria realizar um corte para abrir vagas, o que pode ser o caso se beneficiários estiverem com os dados desatualizados e forem pegos pelo pente-fino do Cadastro Único.

Pente-fino do Cadastro Único

O MDS vem realizando a averiguação cadastral do CadÚnico para encontrar famílias com os dados irregulares. A medida tem foco em famílias unipessoais, mas qualquer família com os dados desatualizados pode ter o Cadastro Único bloqueado e os repasses dos benefícios sociais, como o Bolsa Família e o Auxílio Gás, interrompidos.

A suspensão do pagamento busca incentivar os segurados a procurarem o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para realizar a averiguação de dados. Após o bloqueio, o segurado tem até 60 dias para atualizar suas informações, passado esse período, o segurado é desligado do CadÚnico e perde acesso a todos os programas sociais aos quais tem direito.

Já os beneficiários que forem ao CRAS e conseguirem atualizar seus dados, comprovando a necessidade de recebimento dos benefícios, terão o CadÚnico desbloqueado e voltarão a receber os benefícios sociais. No caso do Bolsa Família, o segurado ainda poderá receber as parcelas retroativas que ficaram suspensas durante o bloqueio do CadÚnico.

O saque ficará disponível apenas em agências da Caixa Econômica Federal (CEF), e, para sacar o benefício, o segurado precisa ter em mãos um documento original com foto. O Responsável Familiar ainda precisa ficar atento ao calendário de repasse do retroativo, que ainda deve ser liberado pela CAIXA.

Calendário do Bolsa Família de setembro

Apesar da interrupção do Auxílio Gás e dos bloqueios do CadÚnico, a Caixa Econômica deve realizar o repasse do Bolsa Família normalmente nos últimos dez dias úteis do mês. Nesse sentido, o repasse deve seguir o calendário escalonado de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do Responsável Familiar. Sendo assim, confira o calendário completo abaixo:

  • NIS de final 1: dia 18 de setembro (antecipado para o sábado, 16);
  • NIS de final 2: dia 19 de setembro;
  • NIS de final 3: dia 20 de setembro;
  • NIS de final 4: dia 21 de setembro;
  • NIS de final 5: dia 22 de setembro;
  • NIS de final 6: dia 25 de setembro (antecipado para o sábado, 23);
  • NIS de final 7: dia 26 de setembro;
  • NIS de final 8: dia 27 de setembro;
  • NIS de final 9: dia 28 de setembro;
  • NIS de final 0: dia 29 de setembro.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.