Beneficiários do Bolsa Família podem perder o benefício por irregularidade no cadastro

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) confirmou que a averiguação cadastral do Cadastro Único (CadÚnico) deve seguir até o final do ano. A expectativa é de que 60% dos dados tenham passado pela averiguação até dezembro. Mas é importante informar que isso significa que novos segurados podem ser bloqueados nos próximos meses.

O pente-fino do CadÚnico tem o objetivo de encontrar famílias com dados irregulares que estejam recebendo o Bolsa Família sem a necessidade. Com o bloqueio do cadastro, os segurados devem ter o repasse do programa de transferência de renda Bolsa Família interrompido, obrigando os segurados a irem a um ponto de atendimento do Cadastro Único, para realizar a atualização.

O foco da averiguação cadastral são as famílias unipessoais – pessoas que moram sozinhas. Isso porque o governo notou um crescimento fora da curva entre janeiro de 2021 e os últimos três meses de 2022. Com isso, 900 mil famílias desse grupo já foram retiradas do banco de dados, perdendo acesso ao Bolsa Família. Mas vale lembrar que, atualmente, cerca de 5 milhões de famílias são unipessoais e correm o risco de perder o benefício.

Como funciona o bloqueio do Cadastro Único?

O MDS vem realizando bloqueios mensais em busca de famílias com irregularidades. Os segurados bloqueados têm até 60 dias para ir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), para realizar a atualização dos dados. Caso não atualize, o cadastro será cancelado e o segurado perderá acesso a todos os programas sociais oferecidos pelo banco de dados.

Já as famílias que forem ao CRAS dentro do prazo estabelecido terão o Cadastro Único desbloqueado e voltarão a receber os programas sociais. No caso dos segurados que recebem o Bolsa Família, as parcelas que ficaram suspensas serão liberadas de forma retroativa para serem sacadas pelos segurados.

Mas é importante ficar atento, pois o dinheiro só poderá ser sacado em uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF), mediante a apresentação de um documento original com foto. Vale informar, ainda, que a CAIXA deve liberar um calendário específico para esse tipo de saque. Desse modo, o segurado deve ficar atento às informações da instituição financeira.

Calendário CAIXA do Bolsa Família de setembro

Apesar da série de bloqueios que devem acontecer em setembro deste ano, a Caixa Econômica ainda realizará o pagamento do Bolsa Família para os seus segurados. O montante será depositado nos últimos dez dias úteis do mês, seguindo o calendário escalonado de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do Responsável Familiar. Confira o calendário completo abaixo:

  • NIS de final 1: dia 18 de setembro (antecipado para o sábado, 16);
  • NIS de final 2: dia 19 de setembro;
  • NIS de final 3: dia 20 de setembro;
  • NIS de final 4: dia 21 de setembro;
  • NIS de final 5: dia 22 de setembro;
  • NIS de final 6: dia 25 de setembro (antecipado para o sábado, 23);
  • NIS de final 7: dia 26 de setembro;
  • NIS de final 8: dia 27 de setembro;
  • NIS de final 9: dia 28 de setembro;
  • NIS de final 0: dia 29 de setembro.

Duas antecipações estão previstas para o mês de setembro e devem beneficiar os segurados que recebem na segunda-feira. Esse adiantamento faz parte das regras da CEF, de modo que os segurados que recebem na segunda podem acessar o benefício a partir do sábado imediatamente anterior à sua data oficial de repasse.

Em setembro, serão beneficiados os segurados com o NIS de final 1 e 6. Esses segurados poderão utilizar o aplicativo do Caixa Tem para realizar transferências bancárias, pagamento de contas e recargas telefônicas sem sair de casa. A ferramenta, disponível para Android e iOS, é uma ótima opção para quem ainda não tem o cartão de saque do benefício.

Mas é importante informar que os segurados que preferirem ainda poderão sacar o benefício na data oficial, indo a um caixa eletrônico, lotérica ou agência da Caixa Econômica. Para isso, o segurado precisa ter o cartão do Bolsa Família, mas também podem ser usados o cartão do Auxílio Brasil e o cartão Cidadão da Caixa Econômica.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.