Quanto tempo demora para receber o Bolsa Família 2023 após o cadastro?

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda voltado para famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para receber o benefício, a família precisa se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico) e ter uma renda per capita igual ou inferior a R$ 218 por mês. Após realizar o cadastro, o benefício pode começar a ser pago em até 45 dias.

Mas é importante informar que o prazo pode variar de cidade para cidade, principalmente levando em consideração a procura pelo benefício. Além disso, cada família deve passar por uma análise minuciosa, o que também pode atrasar o repasse. No mais, o programa ainda possui uma fila de espera, e é prioridade para os segurados que estão esperando a mais tempo.

As famílias que fazem inscrição no programa são notificadas pelo aplicativo oficial do Bolsa Família quando são finalmente contempladas com o repasse do benefício. Vale informar que o app está disponível para ser baixado gratuitamente por aparelhos Android e iOS. Para fazer login, o segurado precisa cadastrar o CPF e uma senha de sua preferência. Sendo assim, confira a mensagem enviada pelo aplicativo a seguir:

“Mensagem do Bolsa Família – Pagamento do Bolsa Família: A partir deste mês, sua família está recebendo os benefícios do Programa Bolsa Família. Você pode acessar os benefícios pela poupança digital no aplicativo Caixa Tem. Mantenha seu cadastro atualizado e as crianças e jovens na escola. Mantenha em dia a vacinação de crianças e gestantes. Dúvidas, ligue 121 COD. 09.”

Aplicativo Bolsa Família

Pelo aplicativo, o segurado também consegue acessar outras informações, como a data de repasse, o valor do benefício, possíveis descontos e bloqueios. Além do aplicativo do Bolsa Família, o segurado pode utilizar o aplicativo do Caixa Tem e do Cadastro Único para ter acesso a informações do programa de transferência de renda.

Regras condicionais do Bolsa Família

O programa de transferência de renda Bolsa Família ainda possui regras condicionais que, se não forem cumpridas, podem levar ao bloqueio do benefício. Essas regras já faziam parte do programa original e voltaram quando o Bolsa Família retornou. Desse modo, confira quais são as regras condicionais do Bolsa Família a seguir:

  • O responsável deve manter as crianças de 4 a 5 anos com frequência escolar mínima de 60%;
  • O responsável deve manter as crianças e adolescentes de 6 a 18 anos com frequência escolar mínima de 75%;
  • Acompanhamento nutricional (peso e altura) das crianças de até seis anos;
  • O responsável deve manter a carteira de vacinação da família inteira atualizada;
  • Gestantes devem fazer o acompanhamento pré-natal.

Vale informar que essas regras são de grande importância para a manutenção do Bolsa Família. O seu descumprimento pode levar a bloqueios de até dois meses, sem direito às parcelas retroativas. O desbloqueio ocorre automaticamente no final do segundo mês, quando o segurado volta a cumprir as regras. Entretanto, em casos mais graves, o segurado ainda pode ser desligado do programa.

Calendário escalonado do Bolsa Família de agosto

O calendário do Bolsa Família é criado pela Caixa Econômica Federal (CEF). O repasse é feito em escalas, de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do Responsável Familiar. Nesta quinta-feira (24), o benefício deve ser depositado na conta digital do Caixa Tem dos segurados com o NIS de final 5. Sendo assim, confira o calendário completo do Bolsa Família a seguir:

  • NIS de final 1: dia 18 de agosto;
  • NIS de final 2: dia 21 de agosto (Antecipado para o sábado, 19);
  • NIS de final 3: dia 22 de agosto;
  • NIS de final 4: dia 23 de agosto;
  • NIS de final 5: dia 24 de agosto;
  • NIS de final 6: dia 25 de agosto;
  • NIS de final 7: dia 28 de agosto (Antecipado para o sábado, 26);
  • NIS de final 8: dia 29 de agosto;
  • NIS de final 9: dia 30 de agosto;
  • NIS de final 0: dia 21 de agosto.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.