Quanto tempo demora para ser aprovado no Bolsa Família em 2023

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) aprovou a entrada de novos beneficiários no programa de transferência de renda Bolsa Família. Para começar a receber o programa assistencial, o segurado precisa se dirigir a uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), para fazer a inscrição do Cadastro Único (CadÚnico).

É importante informar que a inscrição no Cadastro Único não garante que o segurado receberá o Bolsa Família. Isso porque, para fazer parte do programa, o segurado precisa fazer parte dos critérios do benefício. Um dos principais é a renda per capita. Segundo as regras, a família deve ter uma renda mensal equivalente a R$ 218 por pessoa da família.

Após fazer a inscrição no Cadastro Único e passar pela entrevista com os agentes do CRAS, o segurado deverá ser aprovado em até 45 dias. Mas é importante afirmar que esse prazo pode variar de família para família, dependendo da análise feita pelo CRAS. Isso porque o governo dá prioridade para as famílias mais necessitadas.

Para saber se teve o Bolsa Família aprovado, o segurado precisa ficar atendo aos meios de comunicação oficiais do benefício. São eles: o aplicativo Bolsa Família, o Cadastro Único e o Caixa Tem. Os apps costumam notificar os segurados quanto a qualquer novidade do benefício. Além disso, os segurados podem acessar o site do Cadastro Único ou o Portal Cidadão da Caixa Econômica Federal para ficar por dentro das novidades.

Regras condicionais do Bolsa Família

As famílias que forem aprovadas no Programa Bolsa Família precisam ficar atentas às regras condicionais do programa. Isso porque o seu descumprimento pode gerar o bloqueio do repasse e até mesmo o cancelamento do benefício. Vale informar que, no caso de bloqueio, a família pode ter o repasse interrompido por até dois meses, sem que seja possível receber as parcelas retroativas que ficaram suspensas durante o bloqueio.

Além disso, regras condicionais fizeram parte da primeira versão do Bolsa Família, mas deixaram de ser cobradas durante a vigência do Auxílio Brasil. Com o retorno do Bolsa Família, as regras também retornam, colocando em risco o repasse de famílias que não estão cumprindo com os critérios. Sendo assim, confira quais são as regras condicionais do Bolsa Família a seguir:

  • O responsável deve manter as crianças de 4 a 5 anos com frequência escolar mínima de 60%;
  • O responsável deve manter as crianças e adolescentes de 6 a 18 anos com frequência escolar mínima de 75%;
  • Acompanhamento nutricional (peso e altura) das crianças de até seis anos;
  • O responsável deve manter a carteira de vacinação da família inteira atualizada;
  • Gestantes devem fazer o acompanhamento pré-natal.

Calendário do Bolsa Família de agosto

As famílias que fizeram a inscrição no programa em junho e julho já podem receber o benefício em agosto. O repasse é feito de acordo com o calendário escalonado conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do Responsável Familiar, e o dinheiro é depositado na conta digital do Caixa Tem. Nesta quarta-feira, devem receber os segurados com o NIS de final 4. Sendo assim, confira o calendário completo do mês de agosto a seguir:

  • NIS de final 1: dia 18 de agosto;
  • NIS de final 2: dia 21 de agosto (Antecipado para o sábado, 19);
  • NIS de final 3: dia 22 de agosto;
  • NIS de final 4: dia 23 de agosto;
  • NIS de final 5: dia 24 de agosto;
  • NIS de final 6: dia 25 de agosto;
  • NIS de final 7: dia 28 de agosto (Antecipado para o sábado, 26);
  • NIS de final 8: dia 29 de agosto;
  • NIS de final 9: dia 30 de agosto;
  • NIS de final 0: dia 21 de agosto.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.