Bloqueio nos pagamentos do Bolsa Família agosto confirmado para esse final de semana

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que administra o novo Programa Bolsa Família, começou a pagar as mais de 20 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social que são beneficiárias do novo programa de transferência de renda na última sexta-feira, dia 18 de agosto.

Desde então, quase metade dos grupos de famílias beneficiárias já receberam os valores referentes a rodada de repasses desse mês de agosto. No entanto, o governo federal já confirmou que haverá um bloqueio nos pagamentos no próximo final de semana, e portanto, nenhuma família terá acesso aos valores nesse período.

Bloqueio do Bolsa Família neste final de semana

Apesar disso, é necessário destacar que trata-se de um bloqueio comum, e portanto, já esperado pelos milhões de beneficiários. Isso porque o Ministério do Desenvolvimento Social não costuma realizar repasses para as famílias aos finais de semana, situação que se repetirá neste mês de agosto, e por isso, não haverá pagamentos oficiais nos dias 26 e 27 desse mês.

Contudo, segundo o calendário oficial de pagamentos do novo Programa Bolsa Família, os valores deverão ser pagos ainda neste semana até a sexta-feira, dia 25, e voltarão a serem realizados normalmente na segunda-feira seguinte, dia 28 de agosto. Ou seja, trata-se de uma parada já programada e que não prejudicará nenhuma família.

Pagamentos do Bolsa Família aos finais de semana

No entanto, é muito importante destacar que, tradicionalmente, os beneficiários do novo programa de transferência de renda já estão acostumados a receberem aos sábados, pois em todas as rodadas, os valores que deveriam ser pagos as segundas-feiras são liberados com dois dias de antecedência, nos sábados imediatamente anteriores a data marcada no calendário oficial.

Isso ocorre por conta de uma particularidade no sistema de agendamentos e pagamentos da Caixa Econômica Federal e do Ministério do Bolsa Família, situação que provoca repasses antecipados não oficiais nos finais de semana. Contudo, é importante destacar que o ministério não acrescenta essas antecipações no calendário oficial, e por isso, elas não costumam ser consideradas válidas.

Mas a Caixa já confirmou que trata-se de um repasse que vem ocorrendo desde antes do antigo Programa Auxílio Brasil e que continuará ocorrendo atualmente. Por isso, é possível afirmar que, apesar da paralisação oficial dos pagamentos aos finais de semana, haverá o pagamento das famílias que deveriam receber na próxima segunda-feira, dia 28 de agosto.

Dessa forma, receberão os pagamentos do Bolsa Família no próximo sábado as famílias com o número final do Número de Inscrição Social (NIS) 7, que oficialmente deveriam receber somente na próxima segunda-feira. Famílias que recebem via aplicativo Caixa Tem ou cartões do programa poderão ter acesso aos valores, mas quem recebe nas agências da Caixa deverá aguardar pelo próximo dia útil.

Bolsa Família agosto

Como explicado acima, os pagamentos do novo Bolsa Família são feitos de acordo com número final do NIS de cada grupo familiar. Sendo assim, até esta terça-feira (22) já receberam as famílias com finais do NIS 1, 2 e 3, faltando receber apenas as famílias com finais do NIS 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0. Confira as datas de pagamento no calendário abaixo:

  • NIS de final 1 – depósito na conta em 18 de agosto;
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 21 de agosto (valores serão disponibilizados no sábado, dia 19/08);
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 22 de agosto;
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 23 de agosto;
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 24 de agosto;
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 25 de agosto;
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 28 de agosto (valores serão disponibilizados no sábado, dia 26/08);
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 29 de agosto;
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 30 de agosto;
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 31 de agosto.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.