Seu Bolsa Família será BLOQUEADO caso perca o recadastramento no CRAS

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) confirmou um novo bloqueio em massa do Cadastro Único (CadÚnico). A medida visa encontrar famílias com irregularidades ou com os dados desatualizados, para forçar o recadastramento. Mas é importante lembrar que, em caso de bloqueio do Cadastro Único, a família tem o repasse do Bolsa Família suspenso.

Muitas famílias foram notificadas quanto ao risco de suspensão do repasse. As mensagens podem ter sido enviadas via SMS ou pelo aplicativo oficial do programa de transferência de renda. Os segurados que foram notificados podem não receber o montante do mês de agosto. Confira a mensagem na íntegra a seguir:

“Mensagem do Bolsa Família: benefício bloqueado por averiguação. Você precisa esclarecer informações do seu cadastro. Se você realmente mora sozinho, procure o setor do Cadastro Único na sua cidade até 16 de junho e atualize seu cadastro para evitar o cancelamento do seu benefício do Bolsa Família. Mais informações: ligue 121 – motivo: ave unipessoal cód. P1-76”.

Aplicativo Bolsa Família

O que fazer se o meu Bolsa Família for bloqueado?

Os segurados que tiverem o Bolsa Família bloqueado em agosto terão até outubro para realizar o recadastramento. Isso porque o MDS garante até 60 dias para que o segurado compareça no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência, para atualizar o seu cadastro. Entretanto, passado esse período, o segurado que não for ao CRAS ou não conseguir comprovar a necessidade de recebimento do benefício social será desligado do Cadastro Único, perdendo acesso a todos os programas sociais do banco de dados.

Já os segurados que conseguirem ir ao CRAS, realizarem o recadastramento e ainda comprovarem a necessidade de recebimento dos benefícios sociais terão o CadÚnico desbloqueado, voltando a receber os programas sociais. Além disso, os segurados poderão receber as parcelas retroativas do Bolsa Família que ficaram suspensas durante o bloqueio do Cadastro Único.

É importante informar que os segurados que desejarem ter acesso ao repasse das parcelas retroativas precisarão se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal, para realizar o saque. É importante que o segurado tenha em mãos um documento original com foto. Além disso, o beneficiário precisará ir à agência durante o período liberado para saque. Esse calendário ainda deve ser divulgado pela instituição financeira.

Calendário completo do Bolsa Família de agosto

Apesar dos bloqueios iminentes para o programa de transferência de renda Bolsa Família, a Caixa Econômica confirmou o pagamento da oitava parcela do programa. O repasse começa nesta sexta-feira (18) e segue até o dia 31 do mesmo mês. Isso ocorre porque as datas são escalonadas de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do Responsável Familiar. Sendo assim, confira o calendário completo a seguir:

  • NIS de final 1: dia 18 de agosto;
  • NIS de final 2: dia 21 de agosto (Antecipado para o sábado, 19);
  • NIS de final 3: dia 22 de agosto;
  • NIS de final 4: dia 23 de agosto;
  • NIS de final 5: dia 24 de agosto;
  • NIS de final 6: dia 25 de agosto;
  • NIS de final 7: dia 28 de agosto (Antecipado para o sábado, 26);
  • NIS de final 8: dia 29 de agosto;
  • NIS de final 9: dia 30 de agosto;
  • NIS de final 0: dia 21 de agosto.

Para sacar o benefício, o segurado precisa se dirigir a uma agência, lotérica ou caixa eletrônico, portando o cartão do benefício. Podem ser utilizados: o cartão do Auxílio Brasil, o cartão do Bolsa Família ou o Cartão Cidadão da Caixa Econômica Federal.

Além disso, os segurados que preferirem também podem utilizar o aplicativo do Caixa Tem para realizar transferências e pagamentos de contas sem sair de casa. O app está disponível para aparelhos Android e iOS gratuitamente e é uma ótima opção para quem não tem o cartão do benefício para realizar o saque.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.