Quem recebe o Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica?

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda voltado para famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O programa passou por mudanças no começo deste ano, garantindo um repasse mais elevado e benefícios adicionais. Entretanto, a tão aguardada linha de crédito do Bolsa Família ainda não foi liberada.

No ano passado, o Governo Federal liberou o empréstimo consignado do Auxílio Brasil. Especialistas afirmaram, na época, que a linha de crédito era um risco para as famílias que já estavam vulneráveis, aumentando o risco de endividamento. A maior preocupação desses especialistas era com o benefício social, uma vez que os descontos seguiriam acontecendo automaticamente, sem que os segurados tivessem controle do pagamento da dívida.

Com a entrada de um novo governo, o empréstimo do Auxílio Brasil foi interrompido. A linha de crédito passou por mudanças que, segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), garantiam mais segurança aos beneficiários dos programas sociais. Entretanto, a presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Maria Rita Serrano, informou que a CAIXA não liberaria a linha de crédito, uma vez que ela não se pagava. Com isso, os beneficiários do Bolsa Família continuaram sem a linha de crédito.

Empréstimo consignado Progredir

Recentemente, o Governo Federal lançou o programa Progredir. Ele garante que os segurados que buscam pela independência financeira consigam entrar no mercado de trabalho, seja por meio da criação de vagas de emprego ou pela profissionalização do cidadão. Para participar do programa, é importante estar devidamente cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico). Ou seja, o programa também está disponível para os segurados do Bolsa Família.

O Programa Progredir também garante um empréstimo consignado. Mas, neste caso, a linha de crédito é voltada para os beneficiários que gostariam de abrir ou aumentar o seu negócio. Ou seja, é voltado para microempreendedores. Mas vale ressaltar que a linha de crédito pode ser contratada tanto por quem tem um negócio formal quanto por quem ainda tem um negócio informal.

Para contratar a linha de crédito, o segurado precisa se dirigir a uma agência da Caixa Econômica, para confirmar se tem ou não direito ao empréstimo. Após descobrir se pode realizar a contratação da linha de crédito do Progredir, o segurado precisa seguir o seguinte passo a passo:

  • Passo 1: Conseguir um fiador;
  • Passo 2: Agendar uma visita de um agente da Caixa;
  • Passo 3: Esperar um prazo de 8 dias da visita para saber se o empréstimo foi aprovado;
  • Passo 4: Caso aprovado, aguarde o recebimento do dinheiro na conta da Caixa.

Outros empréstimos consignados

É importante lembrar que fazer parte do programa de transferência de renda não impede que o cidadão contrate um empréstimo consignado. Além disso, a contratação da linha de crédito não deve causar a interrupção do pagamento dos programas sociais como o Bolsa Família. Neste caso, existem outras linhas de crédito pelas quais o segurado pode optar.

Neste caso, é importante que o beneficiário escolha o banco de sua preferência ou crie um perfil no Serasa, para consultar as linhas de crédito disponíveis. Nesses casos, o segurado passará por uma análise de crédito, conferindo se está ou não apto para a contratação do empréstimo.

É importante destacar que a contratação de um empréstimo deve ser a última opção para todas as pessoas, uma vez que o segurado precisa pagar altas taxas de juros. Além disso, caso não consiga arcar com a dívida, o segurado ainda pode se tornar inadimplente. Neste caso, o beneficiário pode encontrar ainda mais dificuldades com as finanças.

Atualmente, mais de 70 milhões de brasileiros estão com o nome sujo. Nestes casos, os segurados acabam encontrando dificuldades para conseguir crédito. Isso porque as instituições financeiras passam a considerar o cidadão um mal pagador. Dessa forma, é importante que o beneficiário só opte pela linha de crédito caso consiga pagar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.