Qual é o site para fazer o agendamento do Cadastro Único?

A prefeitura da cidade de São Paulo (SP) disponibiliza, desde 2019, um site para os cidadãos que desejam realizar agendamento para comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) na cidade. Para isso, os segurados precisam acessar o site disponibilizado pela prefeitura e seguir o passo a passo para o agendamento.

Os segurados precisam seguir quatro etapas. São elas: realizar a sua identificação, selecionar o serviço que deseja, escolher o endereço mais próximo ou conveniente e escolher a data que deseja ir ao CRAS. Por fim, o site deverá exibir uma tela de confirmação do agendamento.

Vale reforçar que, desde o início dos agendamentos, os atendimentos no CRAS só são realizados sem agendamento quando há vagas decorrentes da ausência de alguém que não compareceu no serviço quando foi agendado. Sendo assim, é importante reforçar que o segurado que deseja comparecer ao CRAS na cidade de São Paulo precisa realizar o agendamento antes.

Preciso ir ao CRAS para receber o Bolsa Família?

O Bolsa Família é um programa assistencial que visa auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para receber o benefício, a família precisa estar devidamente cadastrada no Cadastro Único (CadÚnico). Como a inscrição no CadÚnico é realizada pelo CRAS, o segurado precisará ir a uma das centrais de atendimento.

Mas é importante informar que se inscrever no CadÚnico não garante o recebimento do Bolsa Família. Isso porque o segurado precisa ter uma renda per capita igual ou inferior a R$ 218 por pessoa da família para receber o programa de transferência de renda. Caso a renda familiar ultrapasse o limite, o segurado não terá acesso ao Bolsa Família.

Regras condicionais do Bolsa Família

O programa de transferência de renda ainda impõe um conjunto de regras que precisam ser cumpridas pelos segurados para que o repasse continue acontecendo. Segurados que não cumprem as regras condicionais do Bolsa Família podem ter o repasse interrompido por até dois meses, sem direito a parcelas retroativas. Em casos mais graves, a suspensão pode ser definitiva.

Caso o segurado seja bloqueado devido ao descumprimento das regras condicionais, não precisará ir ao CRAS para regularizar a situação. Basta cumprir os critérios, que o desbloqueio acontece automaticamente no intervalo de dois meses. Sendo assim, para evitar perder o seu Bolsa Família, confira quais são as regras condicionais do programa a seguir:

  • O responsável deve manter as crianças de 4 a 5 anos com frequência escolar mínima de 60%;
  • O responsável deve manter as crianças e adolescentes de 6 a 18 anos com frequência escolar mínima de 75%;
  • Acompanhamento nutricional (peso e altura) das crianças de até seis anos;
  • O responsável deve manter a carteira de vacinação da família inteira atualizada;
  • Gestantes devem fazer o acompanhamento pré-natal.

Calendário oficial do Bolsa Família

A Caixa Econômica Federal confirmou o repasse do Bolsa Família do mês de agosto. O pagamento deve ser feito nos últimos dez dias úteis do mês, seguindo o calendário oficial do programa, com datas escalonadas de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do Responsável Familiar. Sendo assim, confira o todas as datas de repasse de agosto a seguir:

  • NIS de final 1: dia 18 de agosto;
  • NIS de final 2: dia 21 de agosto (Antecipado para o sábado, 19);
  • NIS de final 3: dia 22 de agosto;
  • NIS de final 4: dia 23 de agosto;
  • NIS de final 5: dia 24 de agosto;
  • NIS de final 6: dia 25 de agosto;
  • NIS de final 7: dia 28 de agosto (Antecipado para o sábado, 26);
  • NIS de final 8: dia 29 de agosto;
  • NIS de final 9: dia 30 de agosto;
  • NIS de final 0: dia 21 de agosto.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.