Como agendar o Bolsa Família pelo WhatsApp?

A prefeitura da cidade de Guarulhos (SP) disponibiliza atendimento online para segurados do Cadastro Único (CadÚnico) que sentirem qualquer dificuldade em acessar o novo site do programa, que tem como objetivo realizar agendamentos e facilitar o fluxo dos serviços nos pontos de atendimento do CadÚnico.

Com isso, todos os segurados que desejam realizar atendimento na Central do CadÚnico que fica localizada na Avenida Bom Clima, 425, no Jardim Bom Clima, precisarão realizar o pré-agendamento pelo site agendamentosdas.guarulhos.sp.gov.br. Enquanto isso, os cidadãos que sentirem qualquer dificuldade no processo poderão entrar em contato pelo WhatsApp, no número 99508-5210.

A central de atendimento do Cadastro Único permite que o cidadão realize a inscrição no banco de dados, além de atualizar as suas informações cadastrais, caso seja solicitado. Vale lembrar que o CadÚnico é a porta de acesso para diversos programas sociais, como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), o Minha Casa, Minha Vida e muitos outros.

Pente-fino do Cadastro Único

O retorno ao ponto de atendimento do Cadastro Único se tornou ainda mais necessário depois que o Governo Federal voltou com a averiguação cadastral do CadÚnico. O objetivo é encontrar famílias com irregularidades ou que estão com os dados desatualizados. Entretanto, o bloqueio do cadastro pode gerar a suspensão dos benefícios sociais.

Os segurados que forem notificados quanto ao bloqueio precisam ir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência para realizar o recadastramento. Após o bloqueio, o segurado tem até 60 dias para realizar a atualização de dados, passado esse período, será desligado do CadÚnico e perderá acesso a todos os programas assistências do banco de dados.

Já os segurados que conseguirem ir ao Centro de Referência e Assistência Social dentro do prazo estipulado terão o cadastro desbloqueado e voltarão a receber os programas assistenciais. Vale informar, ainda, que os beneficiários do Bolsa Família poderão contar com as parcelas retroativas do programa que ficaram suspensas durante o pente-fino.

Nesse caso, o valor ficará disponível para visualização no aplicativo do Bolsa Família, entretanto, o saque só poderá ser realizado presencialmente, em uma agência da Caixa Econômica Federal, mediante a apresentação de um documento original com foto. Isso significa que o segurado não terá acesso ao benefício através do aplicativo Caixa Tem.

Calendário completo do Bolsa Família de agosto

Apesar dos possíveis bloqueios previstos para o mês de agosto, a Caixa Econômica confirmou o pagamento do Bolsa Família deste mês. O repasse será feito nos últimos dez dias úteis do mês, seguindo o calendário escalonado de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do Responsável Familiar.

O benefício será depositado na conta digital do Caixa Tem a partir do dia 18 de agosto, e o repasse seguirá até o dia 31 do mesmo mês. Sendo assim, confira o calendário completo do Bolsa Família do mês de agosto a seguir:

  • NIS de final 1: dia 18 de agosto;
  • NIS de final 2: dia 21 de agosto (Antecipado para o sábado, 19);
  • NIS de final 3: dia 22 de agosto;
  • NIS de final 4: dia 23 de agosto;
  • NIS de final 5: dia 24 de agosto;
  • NIS de final 6: dia 25 de agosto;
  • NIS de final 7: dia 28 de agosto (Antecipado para o sábado, 26);
  • NIS de final 8: dia 29 de agosto;
  • NIS de final 9: dia 30 de agosto;
  • NIS de final 0: dia 21 de agosto.

Os segurados poderão sacar o montante em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, lotérica ou caixa eletrônico. Além disso, é possível utilizar o aplicativo do Caixa Tem para realizar transferências e pagamentos de contas. O app está disponível gratuitamente para ser baixado em aparelhos Android e iOS.

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