Deixar a SMART TV com a tomada conectada gasta muito energia?

A Smart TV é um aparelho que está cada vez mais presente nos lares brasileiros, no entanto, muitos consumidores estão se perguntando se deixar ela com a tomada conectada gasta muita energia. Deixar qualquer aparelho conectado, ainda que não esteja ligado, consome energia, e, por isso, é preciso cortar essa conexão, para evitar gastos indevidos.

No caso da Smart TV, ela pode consumir cerca de 3 watts por hora desligada. Mesmo que esse valor não seja tão alto se comparado com outros aparelhos, pode fazer uma diferença na conta de energia ao fim do mês. Por isso, uma das principais dicas para economizar energia é desligar os aparelhos da tomada após o uso. Outra dica para economizar é procurar aparelhos com um bom rendimento, que vêm identificados com a etiqueta A.

Quais aparelhos gastam muita energia?

Um dos eletrodomésticos que mais consome energia é o ar condicionado, e é considerado por muitos o “vilão” da conta de luz. De acordo com o Centro Brasileiro de Informação de Eficiência Energética (Procel), o produto que for menor ou igual a 9 mil BTU/h tem consumo médio mensal de 128,80 kWh, isso se for usado por 8 horas diárias durante 30 dias. Esse dado é um indicativo que serve para escolher melhor o aparelho que a pessoa pretende instalar em sua casa. Assim, uma forma de possuir o ar condicionado, mas não gastar tanta energia, é adquirir um que seja proporcional ao cômodo que vai ser instalado.

No entanto, o ar condicionado não é o único a consumir boa parte da energia de uma residência, e existem outros aparelhos mais essenciais que fazem a conta encarecer. Um deles é a geladeira, que fica ligada à tomada durante todo o dia.

O fogão elétrico, bem como os fornos elétricos e o cooktop, também cumprem o seu papel de consumir muita energia. Para reduzir esse valor e baratear a conta ao fim do mês, o ideal é tirar o aparelho da tomada após o uso. Outro aparelho é o aquecedor elétrico, comumente usado em regiões frias. Por ter um consumo quase igual ao do chuveiro elétrico, se torna muito caro de manter. Esse aparelho, no entanto, pode ser substituído por um aquecedor a gás, como lareiras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.