Novo empréstimo do Bolsa Família 2023: data para liberar, valor e quem terá direito

O Governo Federal lançou, no começo do mês, um novo programa social voltado para famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Trata-se do Programa Progredir, voltado para famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico). Sendo assim, para ter acesso aos benefícios, o segurado precisa estar cadastrado e em dia com o banco de dados.

O Programa Progredir garante diversas oportunidades aos seus beneficiários, sendo uma delas a linha de crédito para pessoas que desejam empreender ou que já são empreendedoras. Para ter acesso às linhas de crédito, o segurado precisa acessar o Sistema Progredir e escolher a opção disponível.

O repasse só será liberado depois de ser autorizado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS). Vale informar que o crédito não é de responsabilidade do Governo Federal, mas sim dos operadores de microcrédito parceiros do Governo Federal.

Essa linha de crédito está sendo oferecida tanto para os negócios formais quanto informais. Mas vale ficar atento, pois o repasse não deve ser utilizado como investimento. Ou seja, o empreendedor não pode utilizar o repasse para pagar contas pessoais, quitar dívidas que não sejam da empresa ou comprar coisas que não façam parte do empreendimento. Caso faça isso, o segurado estará sujeito às penalidades do contrato.

Os empreendedores que possuem um negócio informal ainda podem formalizar o seu empreendimento através da regulamentação com o MEI (Microempreendedor Individual). Para realizar o cadastro, basta acessar o site do seu estado.

Outros programas do Progredir

O Programa Progredir ainda possui outras ferramentas, como o programa de vagas de emprego e o de cursos profissionalizantes. Sendo assim, os brasileiros que fazem parte do Cadastro Único e desejam trabalhar bastam acessar a opção de elaborar currículo. Essa ferramenta, além de ajudar na elaboração do documento, deixa o currículo disponível para vagas de emprego de empresas parceiras do governo.

Dessa forma, é importante que o segurado defina a sua localidade. Vale informar que as ofertas de emprego buscam preparar os jovens para o mercado de trabalho. Se o segurado já estiver inscrito no Cadastro Único, é possível acessar o programa de forma facilitada.

Além das opções de vagas de emprego, o Programa Progredir ainda garante oportunidades de qualificação profissional. Além disso, os jovens empreendedores podem ter acesso à educação financeira, empreendedorismo e inclusão digital. Dessa forma, o progredir oferece diversos cursos com o objetivo de desenvolver o empreendedor e a sua empresa.

Como realizar a inscrição no Cadastro Único

Estar cadastrado no CadÚnico garante acessibilidade a diversos programas sociais, dentre eles, o Programa Progredir, recém-lançado pelo Governo Federal. Para realizar a inscrição, é necessário ir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), portando os documentos de todos os membros da família. Após a realização do cadastro, os benefícios do CadÚnico ficam disponíveis tanto no site e aplicativo quanto no Portal Cidadão da Caixa Econômica Federal.

É importante informar que qualquer alteração no núcleo familiar deve ser informada ao CRAS, pois essas informações são pertinentes aos benefícios do Cadastro Único. Sendo assim, caso a família mude de endereço, troque as crianças de escola, ganhe ou perca algum membro, o Responsável Familiar deve ir ao CRAS passar as informações que mudaram. Mesmo informações mais simples, como mudança de contato, devem ser informadas.

Vale lembrar que, desde janeiro, o Governo Federal está realizando o pente-fino do Cadastro Único. Essa iniciativa visa encontrar famílias com dados irregulares. As famílias que forem pegas no pente-fino serão bloqueadas e perderão acesso a todos os programas do banco de dados, incluindo o Progredir.

Para recuperar o acesso, o Responsável Familiar precisará ir ao CRAS mais próximo de sua residência para realizar a atualização. O prazo é de 60 dias após o bloqueio. Passado esse período, o segurado será automaticamente desligado, perdendo acesso definitivo aos programas do banco de dados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.