Caixa Tem confirma depósito extraordinário para o NIS 5 com valor antecipado

Os pagamentos do novo Programa Bolsa Família devem começar na segunda quinzena de julho através do aplicativo Caixa Tem e dos demais meios de pagamento disponibilizados pelo banco público, e as dez datas já foram marcadas de acordo com o número final do Número de Inscrição Social (NIS) de cada beneficiário.

No entanto, assim como ocorre todos os meses, haverá algumas antecipações pontuais que farão alguns grupos de beneficiários receberem um pouco mais cedo do que a data oficial marcada no cronograma do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que administra o programa. Esse é o caso dos beneficiários com NIS 5, por exemplo, que terão aceso aos valores antecipadamente.

Caixa Tem confirma depósito antecipado para o NIS 5

Vale destacar que esse tipo de antecipação ocorre todos os meses, e, portanto, não se trata de uma novidade, pois já ocorria antes da atual versão do Bolsa Família e antes mesmo do antigo Programa Auxílio Brasil. O “problema” ocorre devido a uma particularidade do sistema do governo e da caixa, que acaba antecipando para os sábados os pagamentos marcados para as segundas-feiras.

Dessa forma, dois grupos de famílias neste mês de julho terão acesso aos seus pagamentos com antecedência, já que, nos dois casos, a data oficial de recebimento seria em uma segunda-feira. Confira abaixo as duas antecipações do Bolsa Família de julho, que também irão reduzir esta rodada de repasses, fazendo com que termine mais cedo, veja:

  • Famílias com NIS de final 5 – depósito na conta marcado para o dia 24 de julho, mas vão poder sacar ou movimentar os valores desde o sábado, 22/07;
  • Famílias com NIS de final 0 – depósito na conta marcado para o dia 31 de julho, mas vão poder sacar ou movimentar os valores desde o sábado, dia 29/07.

É importante lembrar que, de modo geral, os pagamentos poderão ser recebidos através do aplicativo Caixa Tem, que já é usado por boa parte dos mais de 21 milhões de beneficiários do programa social. Porém, quem não tem acesso ao app por qualquer motivo só poderá receber em caixas eletrônicos ou casas lotéricas se possuir um cartão do programa, seja novo ou antigo.

Caso contrário, será necessário aguardar pela segunda-feira, pois quem não tem acesso a nenhum dos meios de pagamento citados acima só pode receber em uma agência da Caixa, que infelizmente não abre aos sábados. Portanto, apesar do dinheiro ser disponibilizado no sábado, o saque nessa situação só poderá ser feito na segunda-feira seguinte.

Pagamentos do Bolsa Família por NIS no Caixa Tem

Os demais beneficiários do novo Programa Bolsa Família não precisam se preocupar, pois, apesar das duas antecipações pontuais, os outros pagamentos serão realizados normalmente pelo Caixa Tem e por outros meios, de acordo com o cronograma divulgado pelo governo federal, começando no dia 18 de julho e terminando no final do mês. Confira abaixo:

  • NIS de final 1 – depósito na conta em 18 de junho;
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 19 de julho;
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 20 de julho;
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 21 de julho;
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 24 de julho (valores serão disponibilizados no sábado, dia 22/07);
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 25 de julho;
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 26 de julho;
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 27 de julho;
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 28 de julho;
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 31 de julho (valores serão disponibilizados no sábado, dia 29/07).
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.