Pré-inscrição no Bolsa Família pela Internet: novos cadastro para JULHO; últimas vagas

O Cadastro Único (CadÚnico) é um banco de dados que permite que os segurados tenham acesso a diversos programas sociais. Dentre eles, estão o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida, programas que têm como objetivo auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, seja pela transferência de renda ou pelo acesso à casa própria.

Para ter acesso ao CadÚnico, o cidadão pode realizar o pré-cadastro por meio do aplicativo Cadastro Único (disponível para Android e iOS) ou pelo site do banco de dados, através do site na web.

Com o pré-cadastro, o cidadão pode ter acesso a dados importantes que podem agilizar o cadastro. Mas vale ficar atento, pois, após o envio do pré-cadastro, o cidadão tem até 120 dias para comparecer a um Posto de Atendimento do Cadastro Único, apresentando os seus documentos obrigatórios de identificação e de outros membros da família. Só assim, o cadastro no CadÚnico será concluído.

No posto do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a equipe irá coletar as demais informações consideradas necessárias, como o número de pessoas que moram na mesma casa, a escolaridade de cada um, trabalho e remuneração. Além disso, o cidadão precisa estar preparado para uma entrevista, que deve ser realizada pela equipe do CRAS.

Caso deseje saber onde está localizado o Posto de Atendimento do Cadastro Único mais próximo da sua residência, o beneficiário pode acessar o aplicativo CadÚnico ou encontrar o CRAS mais próximo, através de um formulário do Cadastro Único. No site, o segurado deve informar o Estado e o Município, além do tipo de posto que deseja encontrar.

Quais os benefícios do Cadastro Único?

O Cadastro Único oferece um grande número de programas sociais, mas vale informar que a inscrição no banco de dados não garante o recebimento dos benefícios, isso porque cada um deles possuem critérios particulares para o seu recebimento ou um número máximo de segurados.

Sendo assim, a família precisa ficar atenta para cumprir os requisitos do benefício e ao número máximo de segurados atendidos. O programa Auxílio Gás, por exemplo, atende qualquer beneficiário cadastrado no CadÚnico, entretanto, tem um limite máximo de 6 milhões de segurados. Sendo assim, mesmo a família se enquadrando no benefício, não deve receber, pois o benefício já atingiu o número máximo de segurados.

Outro programa do Cadastro Único é o Bolsa Família. Embora esse tenha um número maior de segurados, podendo chegar a 21 milhões de brasileiros, para receber o benefício, é preciso ter uma renda per capita de R$ 218 por mês. Ou seja, não são todos os segurados do CadÚnico que possuem renda superior à exigida pelo Bolsa Família que podem ter acesso ao programa de transferência de renda.

Empréstimo do Cadastro Único

Recentemente, o governo lançou o Programa Progredir, também voltado para beneficiários do Cadastro Único. Por meio desse programa, o segurado tem acesso a diversos benefícios, como cursos profissionalizantes, vagas de emprego e empréstimos para quem deseja abrir ou aumentar o seu negócio.

No caso do empréstimo, o segurado precisa acessar o Sistema Progredir para fazer a inscrição, só então, poderá escolher uma das opções de crédito disponíveis. Uma delas é voltada para quem deseja abrir o próprio negócio e precisa de investimento, a outra é para quem já é um empreendedor, mas precisa do dinheiro para ampliar.

Além disso, vale informar que essa linha está disponível tanto para trabalhos formais quanto informais, mas, caso o segurado deseje formalizar seu negócio, é possível se registrar como Microempreendedor. O processo é feito online e de forma gratuita.

Esse empréstimo não pode ser gasto de forma pessoal. Ou seja, o beneficiário não pode pagar dívidas ou fazer compras, caso contrário, estaria quebrando contrato do empréstimo, ficando sujeito a sanções.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.