Empréstimo LIBERADO para quem é inscrito no Bolsa Família e preenche ESTES REQUISITOS

Beneficiários do programa de transferência de renda Bolsa Família poderão ter acesso a um novo empréstimo. A linha de crédito faz parte do Programa Progredir, direcionado a qualquer brasileiro que faça parte do Cadastro Único. Ou seja, para participar, basta estar devidamente cadastrado no banco de dados e estar dentro dos critérios do programa.

Para ter acesso à linha de crédito, é preciso estar cadastrado no Sistema Progredir. Feito isso, o beneficiário poderá escolher uma das duas opções de crédito disponíveis: a primeira para quem deseja se tornar um empreendedor e a segunda para quem já é um empreendedor e deseja investir no seu negócio. Feito isso, é necessário autorizar o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) a enviar os seus dados para os parceiros da Progredir, que são operadores de microcrédito.

É importante informar que a linha de crédito é válida tanto para negócios formais quanto informais. Mas, caso o beneficiário deseje formalizar o seu empreendimento, é possível se tornar um Microempreendedor Individual (MEI). Nesse caso, é necessário realizar o cadastro no site do seu estado.

Outro detalhe importante ao qual os segurados precisam ficar atentos é a forma de utilizar o empréstimo. Isso porque o microcrédito produtivo orientado não deve ser utilizado para consumo. O que significa que o cliente não deve utilizar o montante recebido para pagar contas pessoais, quitar dívidas ou comprar coisas. Caso faça isso, estará quebrando o contrato de financiamento, ficando sujeito às penalidades do contrato.

Outros serviços do Progredir

Além de oferecer a linha de crédito, o Programa Progredir oferece vagas de emprego e cursos profissionalizantes. Caso deseje trabalhar, o Progredir pode ajudar o beneficiário a elaborar um currículo, que ficará disponível para as instituições que oferecem vagas de trabalho pelo programa Progredir.

Depois de criar o currículo, o segurado poderá verificar que existe alguma vaga em sua região. Essas ofertas de emprego buscam mais do que arrumar um trabalho qualquer, mas sim preparar o jovem para o mercado de trabalho. Caso o beneficiário já esteja inscrito no Cadastro Único, é possível acessar o Progredir de forma facilitada.

Além das vagas de emprego, o Progredir ainda possui a oportunidade de qualificação profissional, educação financeira, empreendedorismo e inclusão digital. Sendo assim, o Progredir oferece cursos em determinados assuntos, ao mesmo tempo que o beneficiário desenvolve o seu próprio negócio.

Como se inscrever no Cadastro Único

O Cadastro Único é um banco de dados que permite que o governo tenha acesso a informações sobre famílias de baixa renda. Ao se cadastrar no CadÚnico, os dados informados ficam no banco de dados que define a quais benefícios essas famílias têm direito. Mas vale informar que estar inscrito no banco de dados não garante a participação nos programas, uma vez que cada um tem suas exigências.

Para fazer parte do Cadastro Único, o segurado precisa se inscrever indo ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Feito isso, será possível ver quais são os benefícios disponíveis pelo site ou aplicativo do Cadastro Único. O Portal Cidadão é outro meio que garante acesso aos benefícios.

É importante informar que qualquer mudança nos dados deve ser informada ao CRAS, por exemplo, caso a família aumente ou diminua, caso a família mude de endereço ou caso as crianças da família mudem de escola. Essas informações são importantes porque, caso não sejam informadas, podem bloquear o Cadastro Único.

Vale informar que desde janeiro deste ano o governo vem realizando um pente-fino no CadÚnico, justamente para saber quais são os cadastros que estão desatualizados. Caso sejam pegos na irregularidade, o cadastro será bloqueado e o benefício suspenso. A família tem até 60 dias para ir ao CRAS regularizar a situação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.