Apenas ESTES beneficiários foram AUTORIZADOS a receber 4 adicionais do Bolsa Família

O Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal, realizará o pagamento antecipado de quatro benefícios neste mês, sendo três deles parte do programa de transferência de renda Bolsa Família. Os beneficiários poderão receber o Benefício Primeira Infância, o Benefício Variável Familiar e o 13º do Bolsa Família, além do acesso ao Auxílio Gás.

O Benefício Primeira Infância é destinado a cada criança de 0 a 6 anos completos, garantindo um repasse financeiro para auxiliar no cuidado e desenvolvimento infantil. Já o Benefício Variável Familiar é direcionado a crianças de 7 a 18 anos, gestantes e mulheres que estão amamentando, com um valor de R$ 50 por dependente. Ambos os benefícios são acumulativos e ilimitados, ou seja, devem ser pagos a todos os segurados que se enquadrem nos critérios.

O 13º do Bolsa Família, por sua vez, será pago apenas aos beneficiários do estado de Pernambuco, pois trata-se de uma medida estadual para auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade. Essa parcela adicional tem como objetivo proporcionar um apoio financeiro extra durante o ano.

Além dos benefícios do Bolsa Família, os segurados também terão acesso ao Auxílio Gás, um benefício bimestral que cobre 100% do preço médio nacional do botijão de gás de cozinha. Embora não seja um adicional do Bolsa Família, aproximadamente 6 milhões de segurados serão beneficiados por esse programa. O valor do repasse varia de acordo com a média dos últimos seis meses, e, em junho, o valor será de R$ 109.

Pagamento antecipado do Bolsa Família

A Caixa Econômica Federal costuma realizar o pagamento do programa de transferência de renda nos últimos dez dias úteis do mês, e em junho não seria diferente. Entretanto, este mês, o repasse começa em uma segunda-feira. De acordo com as regras da Caixa, todo pagamento que ocorre na segunda pode ser movimentado a partir do sábado, usando o aplicativo do Caixa Tem (disponível para Android e iOS).

Sendo assim, o pagamento, que começa no dia 19 para todos os segurados que possuem o Número de Identificação Social (NIS) de final 1, poderá ser transferido usando o app do Caixa Tem a partir do sábado, dia 17 de junho.

Mas vale informar que, apesar da antecipação, o segurado não é obrigado a movimentar o dinheiro no sábado. Os segurados que preferirem ainda poderão realizar o saque a partir da data oficial, indo a uma agência, lotérica ou caixa eletrônico, munido do cartão do Bolsa Família ou do Auxílio Brasil. Para os segurados que não têm nenhuma das duas opções, também é possível realizar o saque usando o Cartão Cidadão da Caixa Econômica Federal.

Calendário completo do Bolsa Família

O pagamento do Bolsa Família e o do Auxílio Gás seguem o mesmo calendário, desse modo, dada as antecipações, o repasse começará amanhã, sábado, seguindo o calendário escalonado de acordo com o último dígito do NIS. O repasse será feito até o dia 30 de junho, quando os beneficiários com o NIS de final 0 deverão receber. Confira o calendário completo do mês de junho a seguir:

  • NIS de final 1: dia 19 de junho (antecipado para o sábado, 17);
  • NIS de final 2: dia 20 de junho;
  • NIS de final 3: dia 21 de junho;
  • NIS de final 4: dia 22 de junho;
  • NIS de final 5: dia 23 de junho;
  • NIS de final 6: dia 26 de junho (antecipado para o sábado, 24);
  • NIS de final 7: dia 27 de junho;
  • NIS de final 8: dia 28 de junho;
  • NIS de final 9: dia 29 de junho;
  • NIS de final 0: dia 30 de junho.

Os beneficiários com o NIS de final 1 não são os únicos com pagamento antecipado, como mostra o calendário acima. Os segurados com o NIS de final 6 também poderão movimentar o pagamento antecipado, neste caso em específico, a movimentação poderá ser feita a partir do sábado, dia 24 de junho. A data oficial de pagamento também seria em uma segunda-feira.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.