Bolsa Família: mensalidades de junho terão o maior fluxo

Os pagamentos do novo Programa Bolsa Família costumam acontecer sempre nos últimos dez dias úteis de cada mês, e em junho não será diferente. Neste mês, a rodada de repasses deverá começar na próxima segunda-feira, dia 19, e seguir ocorrendo até o final do mês, devendo terminar no dia 30. No entanto, apesar da normalidade no cronograma, o fluxo de pagamentos deverá ser maior em comparação aos últimos meses por conta dos retroativos que serão repassados para os desbloqueados.

Isso acontece porque muitas famílias beneficiárias do programa de transferência de renda tem sido bloqueadas desde o início deste ano por conta de suspeitas de irregularidades. Nesse período de bloqueio, que é de dois meses, essas famílias não recebem, e para que voltem a receber os repasses do mês e possam ter acesso aos valores retroativos desses 60 dias, esses beneficiários precisam atualizar seus dados e completar a revisão cadastral.

Depois disso, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que administra o programa social, promete desbloquear o beneficiário caso os novos dados atualizados indiquem que todas as regras e exigências do programa estão sendo atendidas. Contudo, por conta de uma atualização no sistema do programa, que está ocorrendo desde o dia 29 de abril, não há um grande número de novos desbloqueios desde o quarto mês desse ano.

No entanto, essa atualização no sistema terminará no dia 23 de junho e, portanto, a partir do dia 26 de junho, o governo começará a desbloquear um grande número de beneficiários do novo Programa Bolsa Família, que posteriormente também receberão tanto os pagamentos desse mês quanto os valores retroativos dos últimos dois meses, fazendo de junho um mês com um dos maiores fluxos de pagamento deste ano.

Bolsa Família de junho com pagamentos de retroativos

É importante destacar que os beneficiários primeiro devem verificar nos aplicativos do Programa Bolsa Família ou nos telefones de atendimento aos beneficiários se de fato foram desbloqueados neste mês de junho. Depois disso, basta aguardar para checar se os pagamentos desse mês e os retroativos serão depositados nas contas que as famílias costumam receber, no app Caixa Tem ou nos cartões do programa. Veja os meios de atendimento aos beneficiários:

  • Aplicativo Bolsa Família, Aplicativo Caixa Tem e Aplicativo Cadastro Único: estão disponíveis para ser baixados em aparelhos com sistema Android ou IOS (Apple) e podem ser acessados com login e senha do GOV.br ou do próprio Caixa Tem;
  • Telefone 121, da Central de Atendimento do Ministério do Desenvolvimento Social: o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e para ser atendido é necessário informar dados básicos de identificação, como CPF e data de nascimento, mas jamais informe a ninguém dados do cartão da conta e nem senhas;
  • Telefone 111, da Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal: o horário de atendimento é de segunda a domingo, das 7h às 22h, e para ser atendido é necessário informar dados básicos de identificação, como CPF e data de nascimento, mas jamais informe a ninguém dados do cartão da conta e nem senhas.

Contudo, por conta do grande fluxo de pagamentos de junho do Bolsa Família, é possível que os valores retroativos demorem um pouco até serem liberados, já que o governo federal não publicou datas específicas para este tipo de pagamento. Portanto, os desbloqueios começam no dia 26, mas é possível que algumas famílias só tenham acesso aos retroativos a partir do início de julho.

Além disso, caso os valores não sejam depositados nas contas onde os beneficiários costumam receber, será necessário comparecer a uma agência da Caixa com documento de identificação para entender a situação e verificar se é possível fazer o saque no local.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.