URGENTE! QUEM USAR O CPF, CARTÃO DE CRÉDITO OU FIZER PIX VAI PERDER O BOLSA FAMÍLIA?

Nos últimos anos, o Bolsa Família se tornou um programa de grande importância para milhões de brasileiros em situação de vulnerabilidade social. Com a pandemia da Covid-19, o número de pessoas beneficiadas aumentou ainda mais. No entanto, muitas dúvidas ainda existem sobre o uso dos recursos recebidos, incluindo a possibilidade de utilização de cartões de crédito e PIX pelos beneficiários.

Para entender melhor essa questão, é importante destacar que o Bolsa Família é um programa de transferência de renda que tem como objetivo ajudar as famílias mais pobres a superarem a pobreza e a desigualdade. Os valores são pagos mensalmente em uma conta poupança da Caixa Econômica Federal, que pode ser acessada através de um cartão magnético.

No entanto, a utilização desse cartão é limitada a saques em caixas eletrônicos ou lotéricas, além da nova ferramenta que permite compras em estabelecimentos usando a função de débito. Entretanto, é impossível utilizá-lo para fazer compras em estabelecimentos comerciais ou em transações pela internet usando a função crédito, uma vez que ela não existe.

Apesar disso, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que administra o Bolsa Família, não há nenhuma proibição expressa em relação ao uso de cartão de crédito pelos beneficiários. Isso significa que, em teoria, eles podem utilizar essa forma de pagamento como qualquer outra pessoa.

O PIX do Bolsa Família

Em relação ao PIX, o sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central em 2020, a situação é um pouco diferente. Os beneficiários do Bolsa Família podem sim receber os recursos do programa através do PIX, o que torna o processo de recebimento mais ágil e seguro. No entanto, o uso do PIX para outras finalidades, como transferências ou pagamentos, não é permitido aos beneficiários, pois não há um cartão vinculado ao programa que permita essa operação.

Dessa forma, apesar da facilidade e rapidez oferecidas pelo PIX, os beneficiários do Bolsa Família ainda não têm acesso a todas as funcionalidades do sistema de pagamento instantâneo.

No entanto, é importante lembrar que o programa Bolsa Família tem o objetivo de garantir a segurança alimentar e a melhoria das condições de vida das famílias mais pobres, e não necessariamente fornecer acesso a serviços financeiros mais avançados.

Calendário do Bolsa Família de maio

O repasse de maio seguirá o calendário com datas escalonadas de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do Responsável Familiar. Com isso, o pagamento começa nesta quinta-feira (18), com o repasse para os segurados com o NIS de final 1, e termina no dia 31 de maio, com o pagamento para os segurados com o NIS de final 0. Confira o calendário a seguir:

  • NIS de final 1: dia 18 de maio;
  • NIS de final 2: dia 19 de maio;
  • NIS de final 3: dia 22 de maio (antecipado para o sábado, 20);
  • NIS de final 4: dia 23 de maio;
  • NIS de final 5: dia 24 de maio;
  • NIS de final 6: dia 25 de maio;
  • NIS de final 7: dia 26 de maio;
  • NIS de final 8: dia 29 de maio (antecipado para o sábado, 27);
  • NIS de final 9: dia 30 de maio;
  • NIS de final 0: dia 31 de maio.

Dois grupos devem ter o pagamento adiantado, devido à regra de antecipação. Ela garante que os segurados que recebem na segunda-feira possam movimentar o dinheiro de forma antecipada, a partir do sábado imediatamente anterior. Para isso, basta utilizar o aplicativo do Caixa Tem.

Desse modo, os beneficiários com o NIS de final 3 ou 8, que recebem, respectivamente, nas segundas-feiras de 22 e 29 de maio, já poderão realizar o saque de forma respectiva nos sábados de 20 e 27 de maio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.