Novo empréstimo consignado do INSS: quem tem direito, novo valor e como fazer

O Governo Federal apresentou uma Medida Provisória (MP) que garante algumas mudanças na modalidade de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O Governo Federal chegou a um acordo com os bancos e reajustou a taxa do empréstimo com desconto em folha em 1,97% e do Cartão Consignado para 2,89%.

O empréstimo disponibilizado para os segurados do INSS é menos burocrático, além de ter taxas menores do que as oferecidas em outras modalidades. Além disso, para pensionistas e aposentados, o valor é descontado direto da folha de pagamento, diminuindo o risco de inadimplência, quando o beneficiário deixa de pagar suas dívidas.

O Governo Federal está liberando uma margem de empréstimo superior a R$ 20 mil para os segurados que têm a margem de consignação livre. Além disso, também há a opção de realizar um refinanciamento do empréstimo. Com isso, o segurado consegue um novo valor e aumenta o número de parcelas, consequentemente, o tempo que continuará pagando.

Ainda vale reforçar que os representantes legais podem contratar o empréstimo consignado em nome do segurado do INSS. A medida é válida mesmo para os segurados menores de idade, desde que eles estejam dentro da política de crédito de cada instituição financeira.

Como simular e contratar o empréstimo consignado

Antes de tudo, o segurado precisa definir qual será o banco ou instituição financeira escolhida para realizar o empréstimo. É importante que o segurado conheça as regras de contratação da linha de crédito, uma vez que cada instituição possui suas próprias condições de contratação do empréstimo consignado.

Feito isso, o interessado deverá entrar em contato com o banco ou instituição financeira para realizar a solicitação. Dependendo da instituição, a solicitação pode ser feita totalmente online, mas, em outros casos, pode ser que o segurado precise ir pessoalmente na agência realizar o pedido.

Os segurados do INSS possuem um limite de empréstimos consignados simultâneos. Nesse caso, o segurado pode estar pagando até 15 empréstimos ao mesmo tempo, sendo 13 empréstimos consignados e dois do cartão consignado.

Após realizar o empréstimo consignado, o aposentado, pensionista ou representante legal tem o valor das parcelas retirado direto da fonte de renda, ou seja, o valor é descontado diretamente do pagamento mensal do segurado. Os descontos seguem sendo realizados até a quitação do contrato.

Como solicitar o empréstimo consignado online

Disponível para Android e iOS, o aplicativo Meutudo permite que o segurado contrate o seu empréstimo consignado de forma totalmente online e segura. Veja o passo a passo completo a seguir:

  • Baixe o aplicativo meutudo na sua loja de aplicativos e clique em abrir;
  • Clique em “Cadastrar”, caso ainda não tenha conta no aplicativo;
  • Selecione a opção “Aposentado ou pensionista do INSS”;
  • Digite seu nome completo, e-mail e número de celular e clique em “Aceitar e continuar”;
  • Insira seu CPF e clique em “Aceitar e continuar”;
  • Um código será enviado para o seu celular, para validar seu cadastro. Insira-o no aplicativo;
  • Agora é só criar uma senha de 6 números para acessar seu aplicativo;
  • Com seu cadastro criado, serão verificadas suas oportunidades. Escolha entre as opções de Empréstimo novo ou Portabilidade;
  • Selecione o valor que você deseja entre os valores disponíveis e clique em “Continuar”;
  • Selecione a quantidade de parcelas e clique em “Confirmar”;
  • Verifique os detalhes do seu empréstimo, como valor do contrato, previsão de pagamento, número de parcelas, total a pagar, taxas e clique em “Aceitar e iniciar”;
  • Nessa etapa, você irá tirar uma foto frente e verso do seu documento de identificação e enviar;
  • Envie uma foto selfie sua e outra segurando seu documento de identificação para comprovar sua identidade. Se as fotos estiverem nítidas, conclua sua contratação.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.