Consegui um emprego com carteira assinada, vou perder o Bolsa Família?

Quando uma pessoa consegue um emprego com carteira assinada, é comum que surjam dúvidas sobre o Bolsa Família e se o benefício será perdido. O Bolsa Família é um programa do governo federal que visa combater a pobreza e a desigualdade social por meio da transferência direta de renda para famílias em situação de vulnerabilidade.

Ao conseguir um emprego formal, a renda da família aumenta, e isso pode impactar no recebimento do Bolsa Família. Isso porque o programa leva em consideração a renda per capita do grupo familiar para determinar o valor do benefício e, caso essa renda ultrapasse o limite estabelecido pelo programa, o benefício pode ser cancelado ou reduzido.

Porém, pensando nisso, o Governo Federal criou a Regra de Proteção do Programa Bolsa Família para garantir que as famílias beneficiárias não percam o direito ao programa caso tenham uma melhora na renda. Essa regra permite que a família aumente sua renda em até meio salário mínimo por pessoa sem perder o benefício.

Por exemplo, se uma família de cinco pessoas tem uma renda total de R$ 2.604, com dois membros recebendo um salário mínimo cada, a renda per capita fica em R$ 520,80. Mesmo com esses dois membros tendo emprego formal, a família ainda pode continuar no programa Bolsa Família graças à Regra de Proteção.

Entenda as Regras de Proteção do Bolsa Família

Para entender as Regras de Proteção ao programa Bolsa Família, é importante se atentar ao fato de que a família poderá permanecer no programa por até 24 meses após um dos inscritos conseguir um emprego, contados a partir da atualização cadastral da nova renda familiar, recebendo 50% do valor do benefício a que teria direito.

É importante ressaltar que a quantia de 50% será aplicada a partir de junho de 2023. Até maio, serão mantidos os parâmetros de valores da Regra de Emancipação do Auxílio Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.