Vale Gás: Existem pelo menos 70 milhões de famílias aptas a receber o benefício

O Cadastro Único (CadÚnico) é o banco de dados que define quem está apto a receber os programas sociais do Governo. Cerca de 70 milhões de brasileiros estão cadastrados no CadÚnico e estão aptos para o recebimento do benefício, mas apenas 6 milhões recebem o benefício do Auxílio Gás.

Para receber o abono do gás de cozinha, o segurado precisa estar devidamente cadastrado no Cadastro Único e ter uma renda familiar per capita menor ou igual a meio salário mínimo por mês, o que equivale a R$ 651 por pessoa do núcleo familiar. Esse é o mesmo teto para se inscrever no banco de dados, logo, todos os inscritos são aptos para o recebimento.

Apesar disso, apenas 6 milhões de brasileiros estão recebendo o subsídio do gás de cozinha. O motivo é a falta de verba suficiente para o recebimento. Dessa forma, o vale gás só deve receber novos beneficiários se beneficiários antigos forem retirados do benefício.

Atualmente, o Auxílio Gás faz um repasse bimestral equivalente a 100% do preço médio nacional do botijão do gás de cozinha de 13 kg. Mas, quando foi criado em 2021, o repasse era de apenas 50% do preço médio nacional. O valor aumentou depois que o governo conseguiu um aumento da verba devido à PEC da Transição.

Uma das possibilidades era de que o governo aumentasse o número de beneficiários ou que tornasse o benefício mensal. Entretanto, a verba foi direcionada para o aumento da parcela dos beneficiários já cadastrados. Com isso, não há nada que indique que o Auxílio Gás possa aumentar o número de beneficiários tão cedo.

Repasse do Auxílio Gás

É importante informar que muitos beneficiários do Bolsa Família podem receber o Auxílio Gás, mas que nem todos os beneficiários do Auxílio Gás podem receber o Bolsa Família. Esses são programas independentes, mas que fazem o repasse na mesma data, seguindo o calendário formulado pela Caixa Econômica Federal.

Os beneficiários do vale gás recebem apenas nos meses pares e o repasse segue sendo feito no mês de abril, seguindo o calendário escalonado de acordo com o último dígito do NIS (Número de Identificação Social) do segurado. O valor é depositado na conta digital do Caixa Tem. Confira o calendário completo abaixo:

  • NIS de final 1: dia 14 de abril;
  • NIS de final 2: dia 17 de abril (antecipado para o sábado dia, 15);
  • NIS de final 3: dia 18 de abril;
  • NIS de final 4: dia 19 de abril;
  • NIS de final 5: dia 20 de abril;
  • NIS de final 6: dia 24 de abril (antecipado para o sábado dia, 22);
  • NIS de final 7: dia 25 de abril;
  • NIS de final 8: dia 26 de abril;
  • NIS de final 9: dia 27 de abril;
  • NIS de final 0: dia 28 de abril.

O valor do Auxílio Gás pode variar dependendo do preço médio do gás no mês anterior. Sendo assim, os beneficiários receberam cerca de R$ 110 em abril. Vale reforçar, ainda, que os segurados não devem receber em maio, uma vez que o benefício é bimestral e pago apenas em meses pares. Além disso, o valor do próximo repasse, que só deve acontecer em junho, pode se manter o mesmo ou mudar de acordo com a média do preço do botijão do gás em território brasileiro.

Posso receber o Auxílio Gás mesmo não estando cadastrado no CadÚnico?

Existem casos específicos de beneficiários que recebem o benefício do gás de cozinha mesmo não estando inscrito no Cadastro Único. Nesse caso, o segurado ainda precisa cumprir o critério de renda e ter um segurado do Benefício de Prestação Continuada (BPC) presente no núcleo familiar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.