Grupos do Bolsa Família já têm acesso ao novo cartão do programa

O Governo Federal já começou a entregar os novos cartões do Bolsa Família. O repasse deve acontecer de forma gradual, começando com os beneficiários que ainda não possuem nenhum dos cartões oferecidos pelos programas de transferência de renda anteriores ao que está em vigência.

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) informou que o segurado do Bolsa Família não precisa solicitar o cartão, pois ele será enviado de forma automática para o endereço cadastrado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no nome do titular do benefício. Por isso, é importante estar com os dados atualizados.

Para os beneficiários que moram em local de difícil acesso ou em área de risco, os Correios poderão enviar para o CRAS ou para uma das agências da CAIXA próximas da residência do beneficiário, caso não consiga fazer a entrega. Nesse caso, o segurado só precisa ir ao local e fazer a retirada pessoalmente.

Os beneficiários que possuem os cartões antigos do Bolsa Família ou do Auxílio Brasil também devem receber o novo modelo, que deve vir nas cores do novo governo e com o novo nome. Entretanto, o repasse deve demorar, tendo em vista que os beneficiários que não possuem cartão algum devem estar no topo da fila. Vale informar, ainda, que os cartões antigos seguirão funcionando normalmente para que os beneficiários realizem saques e pagamentos.

Novidades do novo cartão do Bolsa Família

A tecnologia do novo cartão do Bolsa Família é muito superior à do cartão do programa original. Entretanto, é muito semelhante à tecnologia empregada ao cartão do Auxílio Brasil, que foi entregue aos seus beneficiários em outubro do ano passado. Essa opção deve garantir mais segurança e praticidade aos segurados do programa de transferência de renda.

Isso ocorre porque o novo cartão vai contar com um chip que garante uma camada adicional de segurança durante as transações. Além disso, o novo cartão será vinculado à conta do Caixa Tem e permitirá que os beneficiários comprem coisas no débito. Dessa forma, o beneficiário não precisa enfrentar filas para realizar o saque.

Entretanto, caso o segurado deseje realizar o saque do benefício, o cartão de débito do novo Bolsa Família também permite o saque. Para isso, o segurado pode ir a uma agência da Caixa Econômica Federal, em alguma casa lotérica ou em pontos de autoatendimento. Dessa forma, confira todos os cinco benefícios do novo cartão do Bolsa Família a seguir:

  • O novo cartão do Bolsa Família contará com chip;
  • O cartão será vinculado a uma conta poupança digital da Caixa;
  • Benefícios da Poupança;
  • Saldo pelo aplicativo;
  • O cartão poderá ser utilizado em qualquer estabelecimento que aceite a bandeira do cartão.

Calendário do Bolsa Família de abril

O repasse do Bolsa Família segue acontecendo e os beneficiários que ainda não receberam o cartão podem realizar o saque com os cartões antigos ou com o Cartão Cidadão da Caixa Econômica Federal. Além disso, o beneficiário também pode fazer transferências utilizando o PIX do Caixa Tem.

O repasse seguirá até o dia 28 de abril, seguindo o calendário escalonado de acordo com o último dígito do NIS (Número de Identificação Social). Nesta terça-feira, recebem os beneficiários com o NIS de final 7. Sendo assim, confira o calendário de abril completo a seguir:

  • NIS de final 1: dia 14 de abril;
  • NIS de final 2: dia 17 de abril (antecipado para o sábado, dia 15);
  • NIS de final 3: dia 18 de abril;
  • NIS de final 4: dia 19 de abril;
  • NIS de final 5: dia 20 de abril;
  • NIS de final 6: dia 24 de abril (antecipado para o sábado, dia 22);
  • NIS de final 7: dia 25 de abril;
  • NIS de final 8: dia 26 de abril;
  • NIS de final 9: dia 27 de abril;
  • NIS de final 0: dia 28 de abril.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.