Descobrimos o motivo de Ovos e coelhos serem símbolos da Páscoa! Motivo vai te surpreender

Se aproximando do feriado, conheça a história de como os ovos e os coelhos foram inseridos em uma das principais datas do ano, a Páscoa, que é marcada sempre no primeiro domingo após a primeira lua cheia depois do equinócio de outono no hemisfério sul.

Uma das principais celebrações cristãs do mundo se comemora neste domingo (9). A Páscoa, data em que se comemora a ressurreição de Jesus Cristo três dias após sua crucificação, acabou ganhando como fortes símbolos o coelho e os ovos.

O que significa o coelho na Páscoa

Apesar da simbologia religiosa da páscoa, a data recebeu significados que vão além disso, sendo um dos principais dele o coelho, que pode ter sua inclusão explicada pela história de que Maria Madalena, ao visitar o sepulcro de Jesus antes do amanhecer de domingo, onde iria ungir o corpo do homem, mas, ao chegar ao local, teria a encontrado entreaberta.

Um coelho, no entanto, teria sido a testemunha da ressurreição de Jesus, ficando preso no túmulo, sendo, depois, o responsável por propagar a notícia às crianças na manhã do domingo, enquanto carregava os ovos de chocolate. Os coelhos também são reconhecidos pela alta capacidade de reprodução, sendo símbolos de fertilidade e, assim, de renovação e vida.

A história dos ovos de chocolate na Páscoa

Os supostos ovos de chocolate que o coelho carregava também possuem forte simbolismo. Já é tradição no Brasil a troca de ovos de chocolate, sendo este um dos principais símbolos da data, o que pode ser confirmado ao frequentar locais como mercados e lojas de varejo, que são dominadas pelos itens.

O ovo tem o papel de simbolizar a renovação e a vida pela sua função de abrigar uma nova vida, representando o nascimento de algo novo, sendo, também, associado à ressurreição de Cristo pelo fato do mesmo ter saído do túmulo assim como um pintinho sai de um ovo. A ideia de vida e renascimento também parte da crença antiga de que o mundo teria um formato oval, o que foi propagado entre, por exemplo, os romanos.

Já a prática de se pintar ovos de galinha e escondê-los, iniciando uma caça aos ovos, surgiu na Idade Média, partindo do significado da busca pela vida eterna, o que também foi aderido à data. A troca desses ovos surgiu com o equinócio da primavera no hemisfério norte, comemorado no dia 21 de março. Em celebração ao fim do inverno as trocas ocorriam, o que foi integrado à data da páscoa.

Outro símbolo da data, principalmente na Igreja Católica, é o círio pascal, a grande vela branca que tem como significado a ressurreição de Cristo. A vela representa a luz do domingo em que Jesus voltou à vida em oposição à escuridão da Sexta-Feira da Paixão e a transformação da tristeza em força e felicidade.

A troca de ovos na Páscoa

No Brasil, a troca de ovos na páscoa surgiu em 1910, quando os imigrantes alemães pintavam ovos de galinha manualmente e os escondiam pelas casas para que as crianças realizassem uma caça aos ovos na data em que marca a ressurreição de Jesus Cristo, sendo repetida ao longo dos anos seguintes e, assim, aderida por outras famílias.

A prática foi sendo alterada ao longo dos anos até a chegada dos atuais ovos de páscoa de chocolate, que marcam a data para adultos e crianças, que trocam os itens em comemoração à data. Junto ao coelho, os ovos de chocolate se tornaram fortes símbolos para a data e sua universalização, além de ganhar grande apelo ao passar as mensagens da semana santa às crianças de forma lúdica e atrativa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.