Veja como funciona o processo para se inscrever no sistema do Cadastro Único em 2023

O Cadastro Único é a plataforma responsável pela inscrição dos brasileiros nos programas sociais oferecidos pelo Governo Federal, como o Bolsa Família. Diante disso, é preciso que os beneficiários estejam cadastrados no CadÚnico para que possam receber os pagamentos mensais ou bimestrais, como o Auxílio Gás.

Nesse sentido, para que uma família seja inscrita, existirá um representante, que deve ter mais de 16 anos e que irá ser o titular de benefícios como o Bolsa Família. Nesse sentido, as inscrições no Bolsa Família podem ser realizadas com base no horário de funcionamento dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) ou dos postos de atendimento do Cadastro Único.

Além disso, esta pessoa será responsável por apresentar os documentos de identificação de cada familiar inscrito. A partir disso, uma entrevista é realizada e, assim, poderão ser definidos os pagamentos, o que pode durar até 45 dias. Desse modo, para se cadastrar no sistema do CadÚnico, basta acessar a plataforma digital, adicionar os dados necessários e ir até o CRAS mais próximo.

Detalhes sobre o Cadastro Único e o Bolsa Família

Neste ano, o Bolsa Família foi retomado com certas mudanças no programa, como nos critérios para receber o benefício social. A partir disso, é importante que os brasileiros saibam que é possível se cadastrar no programa oferecido pelo Governo Federal durante o ano. Um exemplo que ilustra essa situação é que, durante a pandemia, o então Auxílio Brasil deixou de exigir certos critérios para o cadastro das famílias no programa.

Atualmente, com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o repasse é realizado à medida que a família apresente, por exemplo, o comprovante de frequência escolar dos filhos. Ainda que o valor do Bolsa Família seja de R$ 600, foi inserido um adicional de R$ 150 para famílias com crianças de zero a seis anos. Ademais, as mães que estiverem em processo de amamentação devem receber atendimento médico.

Por fim, o calendário do Bolsa Família referente ao mês de abril contempla as seguintes datas:

  • NIS com final 1 — 14 de abril;
  • NIS com final 2 — 17 de abril;
  • NIS com final 3 — 18 de abril;
  • NIS com final 4 — 19 de abril;
  • NIS com final 5 — 20 de abril;
  • NIS com final 6 — 24 de abril;
  • NIS com final 7 — 25 de abril;
  • NIS com final 8 — 26 de abril;
  • NIS com final 9 — 27 de abril;
  • NIS com final 0 — 28 de abril.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.