Novo bloqueio do Bolsa Família para ABRIL já está programado: Quem vai receber?

O novo Programa Bolsa Família foi lançado no início de março, mês em que também realizou a sua primeira rodada de pagamentos para cerca de 21 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social. Contudo, também houve bloqueios no mês de lançamento do novo programa, e estes devem continuar ocorrendo nos próximos meses do ano, inclusive neste mês de abril.

Apesar disso, não há motivos para que os beneficiários do novo programa de transferência de renda tenham medo de perder o direito ao benefício, pois os bloqueios devem atingir principalmente aqueles que estão recebendo os repasses indevidamente. Isso porque o governo já identificou grupos de famílias que possuem renda mensal por pessoa acima do permitido, grupo de famílias que não realizaram a atualização cadastral a cada dois anos e beneficiários que se dizem unipessoais, ou seja, que declararam que moram sozinhos, mas que residem com outras pessoas.

Todos esses grupos que descumprem as regras do novo Bolsa Família deverão deixar de receber o benefício em abril ou nos meses seguintes e terão um prazo para atualizarem as suas informações e voltarem a receber, caso atendam às regras do programa. Ou seja, as demais famílias que estão com o cadastro atualizado e que atendem às exigências devem continuar a receber normalmente e não sofrerão com os bloqueios.

Bloqueios do Bolsa Família

Além do Cadastro Único (CadÚnico), que é o banco de dados oficial do governo federal para guardar as informações das famílias em situação de vulnerabilidade social que buscam por benefícios, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome também coleta informações de outros bancos de dados que o governo possui, e dessa forma consegue cruzar aquilo que foi informado pelas famílias com as informações do Ministério da Fazendo, por exemplo.

Ou seja, será baseado nos dados que as famílias repassaram e em outros bancos de dados oficiais que o governo irá bloquear os irregulares do novo Bolsa Família. Porém, se o beneficiário acredita que atende aos requisitos para receber e que o bloqueio foi injusto, basta ir até à área do município responsável pelo programa social, que normalmente fica nas prefeituras ou nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), com todos os seus documentos e os dos integrantes da família, além de comprovantes de renda e residência. Lá, o cadastro será atualizado e dúvidas poderão ser resolvidas.

Pagamentos do Bolsa Família em abril

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome já liberou o calendário de pagamentos de abril do novo Bolsa Família, que terá início um pouquinho mais cedo do que o habitual por conta dos feriados deste mês, dias em que não haverá pagamentos. Dessa forma, é possível conferir que as famílias receberão os repasses a partir do dia 14 de abril, de acordo com o número final do Número de Inscrição Social (NIS) de cada beneficiário. Confira abaixo:

  • NIS de final 1 – depósito na conta em 14 de abril;
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 17 de abril (vai poder sacar ou movimentar o valor desde o sábado, 15/04);
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 18 de abril;
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 19 de abril;
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 20 de abril;
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 24 de abril (vai poder sacar ou movimentar o valor desde o sábado, 22/04);
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 25 de abril;
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 26 de abril;
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 27 de abril;
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 28 de abril.

O novo Bolsa Família está sendo repassado principalmente por meio do aplicativo Caixa Tem, que as famílias já conhecem. Porém, se o beneficiário não tiver acesso ao aplicativo ou se os dados cadastrais estiverem errados, impossibilitando a abertura da conta digital, será possível receber por outros meios utilizando um dos cartões do programa, inclusive os antigos, desde que eles ainda estejam em condições de uso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.